Pesquisar
Close this search box.

Os 10 erros mais comuns em divulgar promoções e sorteios no Facebook

É incontestável que o Facebook se tornou uma excelente ferramenta de comunicação das empresas, oferecendo várias oportunidades de engajamento para incremento de vendas e/ou branding da marca. Porém tenho visto inúmeras vezes promoções no facebook desrespeitando as diretrizes para este tipo de ação de marketing.

Por incrível que pareça, Várias agências de marketing digital promovem suas promoções sem ficar atentos a estas regras podendo criar um problema sem tamanho para seus clientes e para seus direitos em gerenciamento de páginas. Recomendo sempre procurar empresas recomendadas para prestar um bom serviço de consultoria em marketing digital para sua própria segurança.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Você sabia que existem regras para divulgar promoções e sorteios no Facebook?

É sempre muito polêmico falar de Promoções e Sorteios no Facebook , mas infelizmente regras existem e não concordo com todas elas, mas vale lembrar que o Facebook, mesmo que possa parecer, não é nosso!

As regras abaixo estão disponíveis no contrato de uso do Facebook e vale lembrar que ao infringir estas regras você esta dando oportunidade de ser banido do Facebook!

https://www.facebook.com/page_guidelines.php

Ao executar promoções e sorteios no Facebook

Antes de começar a sortear qualquer coisa, é fundamental que você escolha um aplicativo para sorteios devidamente aprovado pelo Facebook para realizar o processo. Nada de criar um aplicativo seu, usar o Excel, etc.

Ex: Sorteieme e YesGanhei! São os mais conhecidos.

Vamos ao que não é permitido fazer em promoções e sorteios no Facebook:

1 – Não é permitido na promoção tornar como sendo obrigatório compartilhar o banner da promoção!

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ex: “Compartilhe esse post para participar do sorteio!”

Para né? Você vai me dizer: “Todo mundo faz isso!”

Infelizmente é a principal e mais polêmica proibição e é a que mais vemos ser praticada indevidamente.

Para promover a promoção legalmente faz-se necessário usar os anúncios do FacebookAds. Será porque essa regra existe?

2 – Exigir que o usuário curta uma foto ou imagem publicada;

3 – Solicitar que o usuário curta outra fan page além da página que esta promovendo a promoção.

4 – Solicitar que deixe uma mensagem no post;

5 – Marcar amigos em fotografias;

“Marque 10 amigos na imagem ou post para participar da nossa promoção!”

6 – Solicitar que o usuário post um vídeo na fanpage ou fotografia para obter acesso a promoção.

7 – Solicitar que o internauta dê um check-in na loja para participar;

8 – Informar que a melhor frase será escolhida.

Sugiro usar o Fan Machine que postei acima para usar em algum tipo de promoção ou concurso parecido. Ele possui suporte para criar este tipo de concurso dentro das diretrizes do Facebook;

9 – O resultado do concurso ou sorteio não pode ser realizado in-box ou chat e sim em um post na linha do tempo da fanpage com as felicitações e o nome do ganhador;

10 – Tornar obrigatório que para uma promoção tenha validade é necessário uma quantidade de postagens ou de curtir.

Complicado, não é?

Fique atento e não leve “sustos” desnecessários prejudicando a sua imagem e a da sua empresa.

Exige-se ainda que se faça lembrar através de descrição que não é o Facebook que patrocina ou administra o sorteio. As ferramentas de sorteio que sugeri acima já incluem essa mensagem automaticamente para ajuda-lo no processo de criação da promoção ou sorteio no Facebook.

Recomendo a leitura sobre a liberação legal dos sorteios junto a Caixa Económica Federal

A CAIXA é responsável pela autorização de distribuição gratuita de prêmios e sorteios filantrópicos.

Caso ainda procure mais sobre o assunto, sugiro a palestra da Camila Porto:

fonte: Otimize Busca

NOTA IFD: Como já disse em outro tópico que sugere este vídeo, abstraiam a identidade visual da apresentação, este é daqueles exemplos que o conteúdo é o que vale, não a forma.

Para Completar

Modelo de regulamento para promoção no Facebook usando o Sorteie.me:

REGULAMENTO
Regras e Instruções para participação da promoção “XXXXXXX”

1- Da participação:

1.1- Para concorrer ao prêmio descrito no item 2.1 deste regulamento, os participantes deverão curtir a página “XXXXXXX” no Facebook, em seguida clicar na aba “Promoções”. Na aba, a participante deve clicar em “Quero Participar”. Assim já estará participando do sorteio do dia, que será realizado por volta das 00 horas, através da ferramenta sorteie.me.

1.2- A promoção é valida de 00/00/0000 a 00/00/0000.

1.3- Caso o participante sorteado esteja em desacordo aos critérios descritos no item 1.1 deste regulamento, e deste regulamento todo em geral, outro sorteio será realizado em seguida.

2- Da Premiação:

2.1 – Será sorteado um participante, que receberá “PRODUTO A SER SORTEADO”.

2.2- O prêmio é pessoal e intransferível. Em nenhuma hipótese o premiado poderá receber o valor do prêmio em dinheiro ou trocar o prêmio.

2.3- O resultado de cada sorteio, será publicado na página “XXXXXXX” até as 00 horas do dia do sorteio.

2.4- Os prêmios descritos no item 2.1 serão entregues “DESCRIÇÃO DA FORMA DE ENTREGA DO PRÊMIO”.

3- Dos prazos:

3.1- O sorteio ao qual se refere este regulamento será realizado todos os dias (de 00/00/0000 a 00/00/0000), às 00 horas, utilizando a ferramenta sorteie.me. Caso ocorra indisponibilidade da ferramenta de sorteio para a hora divulgada, o sorteio será realizado assim que a ferramenta sorteie.me estiver disponível novamente.

3.2- A divulgação dos sorteados será realizada através da página “XXXXXXX” no Facebook, em seguida à realização do sorteio, no máximo até as 00 horas do sorteio.

4- Considerações finais:

4.1- A promoção é aberta a toda e qualquer pessoa residente em território nacional, sendo proibida a participação de funcionários, colaboradores e freelancers (e seus parentes diretos, como pais, maridos, esposas, filhos, irmãos) das agências ligadas a “XXXXXXX” e de quaisquer outras pessoas envolvidas na organização da promoção.

4.2- Ao participar da promoção, as concorrentes estarão concordando totalmente com este regulamento. Do mesmo modo, os ganhadores, visando a divulgação do resultado desse sorteio, autoriza o uso do próprio nome e da imagem para divulgação em qualquer meio de comunicação, sem ônus de espécie alguma para a os organizadores da “XXXXXXX”.

4.3- Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão apreciadas e decididas pela “XXXXXXX”, sendo a sua decisão soberana e irrecorrível.

4.4 Serão automaticamente excluídos da promoção os participantes que tentarem fraudar ou burlar as regras estabelecidas neste regulamento. Caso algum participante, por motivo de força maior, seja desclassificado, será realizado um novo sorteio e assim sucessivamente, até ser selecionado um vencedor.

4.5- “XXXXXXX”, se reserva o direito de alterar este regulamento, seja no modelo de participação, prazo ou qualquer outro item, sem a necessidade de aviso prévio.

4.6- O Facebook e a ferramenta Sorteie.me não têm qualquer responsabilidade sobre essa promoção.

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *