Pesquisar
Close this search box.

Estratégia de marketing mix em função do ciclo de vida

As fases que um produto atravessa ao longo da sua vida, são conhecidas pelo Ciclo de Vida do Produto: lançamento, crescimento, maturidade e declínio. A evolução ao longo do ciclo de vida está associada a diferentes contextos, pelo que a estratégia de marketing e o seu marketing-mix devem ser ajustados a cada fase. Apresentam-se mais abaixo algumas sugestões em termos de estratégias a adoptar.

FASE DE LANÇAMENTO

Na fase de lançamento, a empresa inicia um processo de criação de notoriedade e desenvolvimento de um mercado para o produto. O impacto no marketing mix pode ser definido dentro dos seguintes parâmetros:

Produto
– Definição de identidade e valores da nova marca/produto;
– Definição dos níveis de qualidade pretendidos;
– Protecção e registo da marca, patentes e competências específicas adquiridas.

Preço
– Pode seguir-se um de dois caminhos: Definir um preço reduzido para obter um rápido crescimento da quota de mercado, ou; em alternativa, pode definir-se um posicionamento de preço elevado para amortizar mais rapidamente os custos de investigação e desenvolvimento.

Distribuição
– A distribuição é selectiva nos canais escolhidos, até existirem níveis satisfatórios de aceitação do produto por parte dos retalhistas e consumidores.

Comunicação
– O target prioritário é definido pelos «inovadores» e «early-adopters»;
– Implementação de estratégias de comunicação que visem aumentar a notoriedade do produto;
– Campanhas e acções que visam envolverem os potenciais consumidores em torno dos benefícios da marca/produto.

FASE DE CRESCIMENTO

Na fase de crescimento a empresa visa obter a preferência dos consumidores sobre a sua marca de forma a aumentar a quota de mercado. Aumentar e reforçar a notoriedade sobre a marca e o produto também continua a ser uma prioridade.

Produto
– Manutenção dos níveis de qualidade do produto/serviço;

Preço
– O preço é mantido uma vez que a empresa beneficia de uma fase em que a procura continua crescente devido aos reduzidos níveis de concorrência.

Distribuição
– Alargamento dos canais de distribuição em sintonia com o crescimento dos níveis de procura e aumento da aceitação do produto por parte dos consumidores.

Comunicação
– Alargamento do target de comunicação a audiências mais alargadas.

FASE DA MATURIDADE

Na fase de maturidade as vendas atingem o pico máximo e podem acusar algumas variações negativas. A concorrência também está mais apta a responder com produtos muito similares ou alternativos. O objectivo prioritário nesta fase passa por defender a quota de mercado e maximizar a rentabilidade do produto.

Produto
– Podem ser incluídos novos atributos/funcionalidades ao produto ou serviço de forma a obter alguma diferenciação face à concorrência.

Preço
– O posicionamento pode baixar, através de uma redução de preços, de forma a obter uma posição concorrencial mais forte.

Distribuição
– A distribuição deve ser mais intensiva.
– Devem ser implementados programas de incentivos para aumentar o interesse dos canais de distribuição para o nosso produto em detrimento da concorrência.

Comunicação
– Enfatizar os pontos de diferenciação do produto/serviço

FASE DE DECLÍNIO

Em função do nível de declínio que as vendas atravessam, a empresa pode optar por diferentes abordagens. Resumem-se em seguida algumas dessas opções.

Manter o produto: rejuvenescimento do produto e seu relançamento, através da introdução de novas funcionalidades e atributos.

Abandonar o produto: Reduzir os custos e continuar a distribuí-lo possivelmente a nichos de mercado, abandonando os mercados de massa.

Descontinuar o produto: Terminar a produção e liquidar stocks através de ofertas, promoções ou venda a outro agente interessado em manter o produto.

Na fase de declínio, as estratégias a seguir variam em função do cenário adoptado. Por exemplo, se a opção passar pelo rejuvenescimento/lançamento do produto, será a variável produto a mais afectada. Porém se a opção for a descontinuidade do produto, a variável preço será provavelmente a mais afectada.

autor: João Diogo
fonte: marcating.com

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *