Montar um Negócio em Casa (Home Business), ou Escritório em Casa (Home office) é o trabalho profissional realizado em casa. É uma opção atrativa para o início de micro e pequenas empresas já que representa considerável redução de custos.
Sua expansão vem mudando o contexto empresarial e o perfil do emprego, a partir da terceirização de serviços gerada pelos novos modelos empresariais decorrentes da globalização da economia.
A tendência mundial, tida como irreversível, é de maiores oportunidades para as home offices, em especial nos seguintes setores:
1. contabilidade
2. cosméticos
3. alimentos
4. confecções
5. publicidade e computação gráfica
6. consultorias em geral
Você precisa ter as seguintes capacidades pessoais e profissionais:
1. iniciativa e independência profissional
2. aptidão para administrar seu próprio negócio
3. organização e administração do tempo
4. planejamento
5. responsabilidade
6. persistência, objetividade, profissionalismo, disciplina, credibilidade
7. opção por um negócio onde você é bom profissional, reconhecido, ou tem aptidão
8. apoio familiar, de vizinhos e de amigos
9. talento e experiência para competir
10. motivação para o negócio
11. capacidade para separar problemas pessoais dos profissionais.
A crescente tendência de home offices vem motivando a criação de uma Associação Brasileira de Home Based Business. Mas isso não é suficiente. Para obter maior segurança nos seus negócios, imprescindível se torna a sua formalização. Em qualquer país, o registro de uma empresa depende de caminhos burocráticos. Esta formalização burocrática, no decorrer do tempo, vai significar segurança para seus investimentos e direitos, com deveres legais. O governo brasileiro vem estudando formas para reduzir essa burocracia, o que já ocorreu com a implantação do SIMPLES – o sistema unificado de cobrança de impostos. Entrar no mundo dos negócios é buscar conhecer todo o universo empresarial. Para formalizar e registrar sua empresa, este conhecimento é imprescindível.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO HOME OFFICE
Vantagens pessoais e familiares:
1. proximidade da família;
2. maior independência;
3. redução do estresse decorrente do trânsito;
4. alimentação mais saudável;
5. incorporação da família à atividade;
6. mais qualidade de vida.
Vantagens profissionais:
1. maior liberdade profissional;
2. privacidade, desde que planejada;
3. redução de custos (aluguel, transporte, refeição e infra-estrutura básica);
4. facilidade de obtenção de franquias que não exigem pontos comerciais;
5. definição do próprio horário de trabalho;
6. planejamento dos próprios rendimentos;
7. rendimentos superiores aos níveis convencionais de mercado;
8. auto-gerenciamento profissional.
Vantagens empresariais:
1. economia com empregados e encargos sociais;
2. facilidades de mudança do ramo de atividade, em caso de insucesso;
3. oferecimento de produtos e serviços melhores, com custos menores;
4. vantagens fiscais para as microempresas, como a dispensa do IR;
5. otimização de atividades;
6. atendimento ao cliente 24 horas por dia;
7. reforço à terceirização e à profissionalização de serviços.
Desvantagens pessoais e familiares:
1. perda da privacidade pessoal;
2. possibilidade de excesso de carga de trabalho;
3. indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina;
4. tendência ao isolamento social (para quem mora só).
Desvantagens profissionais:
1. falta de atualização profissional em processos gerenciais;
2. ambiente de trabalho confinado (anti-social).
Desvantagens empresariais:
1. difícil sucessão, em caso de necessidade de transição;
2. interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais;
3. preconceito no mercado formal, em caso de empresa não registrada;
4. dificuldades de obtenção de créditos, em caso de empresa informal.
Não caia na armadilha de pensar que você assistir a um pouco de televisão e, em seguida, voltar a trabalhar, você sabe pode perder o foco sobre questões as comerciais.
Você deve estar firmemente orientado para o trabalho que você está começando em períodos regulares e não se distrair facilmente por questões domésticas.
Se você mora em imóvel aluno alugado, não esqueça que você poderá precisar obter a permissão do proprietário do imóvel antes de você estar autorizada a operar um negócio a partir de casa. Em alguns casos, eles podem recusar-lhe a permissão para fazer. È necessário pensar se seu negócio não irá causar um incômodo para os vizinhos ou causar ruído excessivo ou problemas para acessar as outras propriedades vizinhas e outros possíveis problemas.
Depois de ter decidido que pretende construir o seu negócio a partir de casa você deve decidir quanto espaço em sua casa o que você precisa para ele. Algumas idéias empresariais podem ser executadas a partir de um pequeno canto da sua sala ou, noutros casos, utilizando uma outra sala como um escritório pode ser preferível.
Algumas dicas úteis:
1. Mantenha horários regulares: Defina um horário útil trabalho e trabalhe somente nele, a menos que seja necessário uma “hora extra” às vezes.
2. Tenha uma segunda linha telefônica: Isso evita que pessoas que não estão preparadas atendam suas ligações importantes. Pode ser interessante ter um número no Skype para receber suas ligações sem precisar necessariamente assinar uma outra linha telefônica.
3. Se prepare para o trabalho tomando banho e se vestindo de maneira correta: Pode parecer confortável trabalhar em casa de bermuda e chinelo, mas com todo esse conforto você realmente consegue se focar no trabalho?
4. Limite atividades não relacionadas com o trabalho durante seu expediente: Claro que trabalhar em casa tem suas vantagens, fazer as tarefas corriqueiras, cuidar de filhos e afins. Mas defina um horário especifico para essas tarefas, do contrário elas vão acabar com a sua produtividade
5. Exercite-se: Todos sabemos que tempo demais no computador faz mal, um pouco de ginástica e ar fresco sempre fazem bem. Já publiquei um vídeo-tutorial de um programa que pode ajudar bastante nisso.
6. Avise os amigos e a família que você não está disponível durante o dia: Você está trabalhando durante o dia, não está de folga em casa. Lembre-se também de mudar o status de seus programas de mensagem para ocupado quando não puder responder mensagens.
7. Trabalhe em um café às vezes: Existem diversos cafés pelo país que oferecem acesso wireless para seus clientes, pode ser uma boa sair e conhecer pessoas novas. Além disso, um ambiente diferente pode ser bem inspirador.
8. Dê tempo para definir o que funciona melhor para você: Nem todo querem ou conseguem seguir uma rotina igual a essa, a grande vantagem de trabalhar em casa é poder definir seu próprio horário e rotinas. Flexibilidade é a palavra chave para quem quer investir em um escritório em casa.
Construir um negócio em casa não é para todo mundo, você precisa de muita auto-disciplina e um forte desejo de trabalhar de forma independente. Se você estiver em seu próprio trabalho que pode ser um lugar solitário e, como tal, você também precisa trabalhar muito e desenvolver suas competências.
autora: Sandra Regina da Luz Inácio
fonte: