Você sabe o que é Curadoria de Conteúdo?

  1. Você sabe o que é Curadoria de Conteúdo?




Todos os dias recebemos uma enxurrada de informações pela internet. Mas como saber o que é relevante no meio de tantos sites, blogs e redes sociais? E como se conectar com seu público-alvo na internet se você não cria conteúdo?

É aí que entra a curadoria de conteúdo, que nada mais é que garimpar bom conteúdo, ou seja, filtrar e classificar todas essas informações para públicos específicos. Parece simples, mas dá só uma olhada na média de conteúdo que vai pra web a cada 60 segundos:

Da mesma forma como a criação de conteúdo, a curadoria exige um bom conhecimento sobre a empresa, o negócio e o público-alvo. Curar significa zelar por, cuidar de, vigiar. A ideia é dar um direcionamento para os conteúdos de qualidade já criados. Saber o que compartilhar com o seu público é um trabalho estratégico e importante para gerar credibilidade e engajamento.

Basicamente, a Curadoria de Conteúdo segue 3 etapas:

  • Pesquisa: identificar e acompanhar as melhores fontes e geradores de conteúdo;
  • Organização/Contextualização: dar sentido ao conteúdo de acordo com o perfil da empresa e os interesses do público-alvo; adaptar a linguagem; mesclar conteúdos e até oferecer novos pontos de vista;
  • Compartilhamento: oferecer conteúdo de valor para o seu público.

O que é mais vantajoso: criação ou curadoria? Depende. Depende do seu negócio, do seu target, do seu relacionamento. Nesse caso é importante avaliar se somente o conteúdo curado é capaz de suprir as suas necessidades de envolvimento, engajamento e interação com o seu público.

autora: Priscilla Preks
fonte: http://www.webwriters.com.br/

Processo da Curadoria de Conteúdo

Processo da Curadoria de Conteúdo

NOTA IFD: Para resumir, a curadoria de conteúdo é a atividade de varrer a web em busca de informação realmente relevante, de alta qualidade e que faça sentido para o público-alvo deste tema. O curador busca, filtra, classifica, organiza e compartilha a informação que realmente vale a pena.

Qualquer semelhança com o que faço no IFDBlog desde sua criação, em 2004, e nas redes sociais que estou presente não é mera coincidência 😉

Para Completar

ARTIGOS

Marketing de conteúdo digital – Entenda o que faz um curador de conteúdo

Curadoria de Conteúdo: o que é, por que fazer e como começar

Tipos de curadoria de conteúdo

VÍDEOS

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *