IFDBlog Responde





Alexandre Carlos escreveu:
Olá pessoal

Em primeiro lugar, queria parabeniza-los pelo ótimo conteudo cedido, já cansei de imprimir matérias daqui, excelente, continuem assim.

Minha dúvida é, estou fechando um projeto com uma Empresa do interior e a mesma pediu o contrato, bom como proceder já que estou no centro de SP ? Envio por e-mail, eles imprimem e enviam pelo correio ? Falo que não dá ? Saio correndo ? ahahahahaha

Já prestei serviços inclusive para outros paises, mas não houve a necessidade de contrato, mas e e agora ?

O que posso fazer ?

Obrigado pela atenção e sucesso.

Oi Alexandre, obrigada pelos elogios ao IFDBlog e espero que ele ainda ajude muito não só a você como ao pessoal que frequenta o IFDBlog diariamente.Em relação a sua pergunta, o certo para fazer um contrato é ter um advogado no meio (uma coisa que gera custos) mas aqui no IFDBlog no post Contrato | Orçamento, você encontra algumas sugestões de contrato e neles você pode adptar pro trabalho que irá desenvolver para seu cliente, o bom de ter um contrato em mãos que nele você especifica DIREITINHO o que irá fazer caso algo a mais seja incluso no meio do caminho você tem como PROVAR que aquilo não estava no contrato e consequentemente cobrar mais ;), é uma forma de você acabar não caindo naquele papinho: AH ISSO ESTAVA COMBINADO SIM!, coisa que até já aconteceu comigo em começo de carreira, hoje em dia email e até mensagem de msn guardo pra provar algo mais pra frente se eu tiver problemas…

Já que seu cliente não esta perto de você o certo é fazer o contrato certinho com ENE cláusulas que asseguram o seu trabalho, relacione TUDO que irá fazer e relacione TUDO que o cliente terá direito quando o trabalho estiver terminado (arquivo fonte, vetores, imagens e por ai vai) muitas vezes o designer cobra a mais quando no final do trabalho vai entregar todo o arquivo fonte pro cliente. inclua o valor bem discriminado e a forma de pagamento e se no meio do caminho o cliente disser NÃO QUERO MAIS, inclua uma multinha básica pra pelo menos você não sair com uma mão na frente e outra atrás.

Depois de tudo feito lido e relido, faça um PDF e mande por email, o cliente irá imprimir e assinar, ele terá a opção de te reenviar pelo correio, ou mesmo scanear a pagina que ele assinou (concordando com os termos do contrato) e te mandando por email.

Caso o cliente não queira correio, ou ter muito trabalho você também tem a opção de fazer um email onde no corpo tem o contrato certinhu e tudo mais, mande copia pro cliente pra você e até pra secretaria dele e peça a ele que se estiver de acordo com os termos apenas responda que esta concordando com todas as cláusulas do contrato e coloque o nome completo dele. Pronto aí quando chegar a você pelo menos você tem impresso em mãos que você mandou o contrato e o cliente (por email) concordou com as cláusulas.

Esta ultima dica no meu ver é meio XULA sabe, meio capenga, ao meu ver você fazendo um documento em PDF certinho com seu logo e exigindo a assinatura do seu cliente (uns pedem até reconhecimento de firma em cartorio do cliente pra ficar tudo nos conformes) creio que reagindo assim você acaba mostrando mais profissionalismo e respeito diante seu trabalho.

Bom espero ter ajudado um pouco e continue visitando o IFDBlog.

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