1. POSITIONING – Quem é você?
O seu posicionamento no mercado é extremamente importante para que os clientes possam identifica-lo de maneira coerente com o que você faz. É importante que você considere:
- A maneira escolhida para se apresentar no mercado
- O quê seus potenciais clientes e formadores de opinião pensam de você
- O que seus competidores estão fazendo
- Metodologias como ‘Mapeamento de mercado’ ou ‘SWOT / Matriz PFOA’ podem auxiliar nestas definições.
2. PORTFÓLIO – O que você faz?
Importante pensar no portfólio atual e no desejado.
- Que tipos de projetos sua empresa está hábil a prestar?
- Quais são os limites?
- A empresa é considerada mais criativa ou estratégica?
- Generalista ou Especialista?
3. TARGET – Quem se interessaria por isso?
Nesta parte você tem que ser capaz de responder ‘Quem quer você’?
- Os setores que você pretende focar
- Área geográfica que você pretende abranger (estadual ou nacional?)
- As empresas nestes setores e localização que possivelmente contratariam você
- Idade media dos contratantes
- Que tipo de comportamento estas pessoas têm
4. SALES PROPOSITION – Por que eles se interessariam?
Sales Proposition são afirmações que você usa com o objetivo de convencer potenciais clientes de que você é a melhor escolha para aquele tipo de projeto. A escolha destas afirmações, tanto específicas como genéricas, devem ser baseadas nos benefícios trazidos para o cliente. Exemplos:
- Temos 10 anos de tradição
- Nossos clientes incluem X, Y, Z…
- Nosso time é composto por 20 pessoas
- Temos escritórios em SP, RJ e Brasília.
- Trabalhamos com diferentes setores: bens de consumo, tecnologia, transporte, etc.
5. IMPLEMENTATION PLAN – Como eles saberão sobre você ?
Uma vez definido o seu posicionamento, portfólio, target e sales proposition, é o momento de definir como possíveis clientes vão descobrir sobre você, que tipo de mídias você vai usar. As ferramentas mais utilizadas dentro da indústria de design são:
- Internet
- Relações públicas
- Assessoria de imprensa
- Exibições
- Publicações
- Premiações
- Patrocínios
- Aparições Pessoais (palestras, eventos, artigos, etc)
É importante lembrar que o sucesso da implementação está relacionada com a sua manutenção. Portanto, pode ser definido uma mistura entre diversas abordagens e períodos, contanto que ela siga alguns critérios:
- Seja implantada em intervalos regulares
- Sigam uma mesma estratégia
- Incluam os mesmos benefícios para o mesmo target
- Apresentem mensagens complementares
- Sejam consistentes em seu tom de voz verbal e visual
Relações de confiança a médio-longo prazos são estabelecidas a partir da confiança de que designers são capazes de equilibrar criatividade com estratégias mercadológicas eficientes. Independente do resultado do seu trabalho criativo, o que realmente importa para o sucesso de uma a empresa nos dias atuais é a sua habilidade de resolver estrategicamente as problemáticas do negócio do cliente.
fonte: Design Brasil