Já faz tempo que o celular deixou de ser um objeto de status e passou a ser uma ferramenta importantíssima de trabalho, com isso o celular se tornou o meio eletrônico mais pessoal que existe e aquele com o maior contato com o ser humano, nem mesmo o iPod que é uma febre mundial, anda tão grudado ao dono quanto o telefone celular. A convergência desse equipamento vai desde relógio até o seu leitor de e-mails, passando por MP3 player e câmera fotográfica.
Por que não utilizar esse poder todo a favor da sua empresa para uma comunicação ou interação rápida, eficiente e barata ?
Empresas que utilizam o celular como um meio de comunicação com sues clientes buscaram uma redução nos custos de comunicação e um aumento em desempenho além claro de aliar a imagem como uma empresa de ponta e que vê o cliente como uma pessoa e não um número ou conta de e-mail.
Segundo a Mobile Marketing Association, os investimentos em publicidade no celular devem chegar U$$ 55 Bilhões até 2011. É necessário criar consciência a respeito do crescimento deste mercado, que se caracteriza como uma grande oportunidade de otimizar a capacidade de estratégias de ações das empresas.
Uma pesquisa realizada pela Opera Telecom informa que a taxa de sucesso do Mobile Marketing chega a 25% contra 1,5% dos meios convencionais de marketing, ou seja, esta ferramenta prova ser eficaz, e a tendência é que mais empresas e agências desenvolvam aplicativos e campanhas para o celular.
No Brasil o celular cresce a cada mês e atualmente já são mais de 123 milhões de usuários. De acordo com números da AMMB ? Associação de Mobile Marketing do Brasil no Brasil já passam de 250 o número de empresas que utilizam o Mobile Marketing, mas ainda é um número baixo comparado com o mercado potencial.
Não acredito que qualquer publicitário de ponta no Brasil discorde que o celular é a mídia do futuro, mas no Brasil ainda falta um pouco de coragem e principalmente cultura dos profissionais para a utilização desta poderosa mídia.
Para auxiliar nisso empresas especializadas são totalmente necessárias, afinal a implementação com as 10 operadoras que atuam no território nacional além de evitar problemas com as regras, regulamentações e códigos de éticas . A pratica do spam ou abordagens invasivas no celular são totalmente proibidas e a escolha do parceiro ideal para evitar cair nestas armadilhas são essenciais para o sucesso do negócio.
A implementação de ações de Mobile Marketing já foram mais complicadas no passado, e a cada dia que passa se torna mais fácil implementar e fica mais claro as regras que devem ser seguidas.
Para campanhas promocionais a diferença de resultados é ainda maior, chega a ser inaceitável uma campanha onde o cliente é obrigado a preencher um cupom para participação. Com a implementação de uma campanha promocional mobile se une o útil ao agradável, ou seja, aumentam-se os números de participantes de uma campanha ? principalmente pela praticidade de participação – e existe uma redução considerável nos custos operacionais.
Faça uma experiência você também e entre para o Mundo Mobile…
autor: Ronaldo Fernandes
fonte: Meio & Mensagem – Proxxima 2008