Responsabilidades receptivas
São aquelas que demandam ações por parte do cliente:
* Ouve as necessidades do cliente.
* Estuda o cenário mercadológico.
* Capta as informações que orientarão o trabalho dos outros profissionais com os quais se relaciona.
Responsabilidade ativas
São aquelas que partem do contato, do atendimento:
* Leva para o cliente novas propostas na área de comunicação.
* Detecta oportunidades de mercado.
* Negocia, com o cliente, preços, prazos de pagamento, etc.
Pró-ativas
* São àquelas em que o contato busca antecipar-se aos elementos já existentes e que formam seu campo de atuação:
* Banca o “advogado do diabo”, antes de levar as propostas para o cliente, buscando identificar eventuais objeções.
* Questiona as informações fornecidas pelo cliente, comparando-as com a realidade do mercado.
* Administra a conta, não sendo apenas um “leva e traz”.
Perfil de um bom Atendimento
Um bom contato…
* Leva somente propostas que correspondem às necessidades do cliente, seu produto, serviço, empresa, instituição.
* Apresenta somente campanhas que podem ser realizadas, seja técnica, seja financeiramente, ou no tempo hábil necessário.
* Conhece profundamente o setor de atuação do cliente.
* Conhece bem todos os setores da propaganda.
Forma de atuação
Para desempenhar bem seu papel, o atendimento:
* Solicita o briefing (pronuncia brifing) do cliente, um material que contém as informações necessárias para orientar o trabalho da agência de propaganda.
* Elabora o relatório de visitas, que sintetiza tais informações.
* Reúne-se com a equipe de trabalho para discutir estratégias, verbas e prazos.
* Emite ordens de serviço (este papel pode ser desempenhado também pelo trafego, como você verá mais adiante).
* Analisa criticamente as propostas elaboradas pela agência.
* Apresenta e defende os trabalhos junto aos clientes.
* É responsável pela aprovação dos mesmos.
* No caso de recusa ou alterações, discute as mesmas com a equipe e solicita as devidas providências.
* Acompanha produção, mídia e faturamento.
* Faz o trabalho de pós-vendas e fidelização do cliente.
É claro que, para desempenhar tantas funções, o contato necessita uma sólida formação, multi-abrangente.
Equipe
Em algumas empresas, o atendimento trabalha qualquer tipo de conta; em outras, dedica-se exclusivamente a um setor (empresas públicas, privadas, médicas, etc.); grupo (nesse caso, um único grande anunciante pode exigir dedicação exclusiva) ou por estratégia (eventos, propaganda de massa, merchandising, etc.). É possível encontrar também, contatos que fazem somente prospecção (busca de novos clientes), abrindo o mercado. A tarefa da manutenção diária dos clientes conquistados é realizada por outros profissionais.
fonte: Tudo Com