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COMO OTIMIZAR O USO DO BANNERO Banner é vendido com base na quantidade de exposições da página (page-views). Em tese isso significa a quantidade de de pessoas que viram o banner com o seu anúncio. Normalmente, a medida utilizada é o chamado CPM que significa “Custo Por Mil” ou seja, o preço é determinado para cada mil exposições do banner.

Embora pareça ilógico, o CPM varia conforme o site que está expondo o banner. Isso ocorre principalmente porque o perfil do público de cada site é diferente, e possui graus de segmentação variados. Quanto mais segmentado for o site, maior a chance de haver mais identificação entre o público alvo e o produto oferecido, conseqüentemente, maior a expectativa de retorno e maior deveria ser o custo.

No Brasil ocorre um fenômeno interessante: os grandes sites e portais, mesmo tendo um público mais diversificado e portanto menos interessante, cobram mais caro pelo CPM. A partir do momento que houver uma maior distribuição dos investimentos em sites menores, naturalmente haverá uma diminuição nos preços cobrados por banner devido à maior competição pelo anunciante.

Outro aspecto com relação aos grandes portais, é que não é possível fazer pequenas quantidades de anúncios para se avaliar o retorno. Os custos mínimos nesses sites giram ao redor de R$ 2 mil reais, o que os torna inviáveis para a maioria dos pequenos anunciantes.

Para efeito comparativo, o quadro abaixo mostra os preços praticados em diversos sites:

FORMA DE MENSURAÇÃO DO BANNER

A forma tradicional de mensuração é a “taxa de click through” que significa percentual de pessoas que clicaram no Banner. Uma taxa média varia ao redor de 1% embora isso dependa muito do banner e do produto anunciado.

ACOMPANHAMENTO DO BANNER

Normalmente os sites disponibilizam relatórios on-line para os anunciantes. Esses relatórios mostram ao anunciante, dados de desempenho do banner como: quantidade de impressões, taxas de “click through” médias entre outros.

OBJETIVOS DO BANNER

Um banner tem basicamente dois grandes objetivos. O primeiro é atrair a atenção do cliente e o segundo, induzir ao clique. Os banners com animação e interativos tem mais chance de atingir esses objetivos.

Mas o clique no banner é apenas metade do caminho. O site onde o visitante for “catapultado” deverá ser eficiente para levar o cliente a realizar a ação desejada: fechar uma compra, preencher um cadastro, assinar uma Newsletter, etc… e isso vai depender de outras variáveis como produto, preço, qualidade do site, entre outros.

TIPOS DE BANNER

– Banner estático
O banner é composto de imagens fixas e foi o primeiro tipo de banner a ser utilizado na Internet. São fáceis de serem criados, mas, com todas as inovações utilizadas parecem envelhecidos, entediantes e ultrapassados. Por isso geram um número inferior de respostas quando comparado aos animados e interativos.

– Banner animado
O banner possue algum tipo de ação, tendo mais quadros (frames) consegue veicular muito mais informação e impacto visual do que um banner estático. Geram um número maior de respostas do que os banners estáticos.

– Banner interativo
O banner envolve o internauta e de alguma forma, faz com que haja interação direta, Ex.: preencher um formulário, responder a uma pergunta, abrir um menu…

– Anuncios Pop-up
Embora não seja propriamente um banner, os anúncios do tipo pop-up são comuns na Internet. São anúncios que “saltam” na frente do texto, quando da abertura da página, obrigando o internauta a removê-lo para continuar a leitura. São anúncios considerados invasivos e incômodos pela maioria absoluta dos internautas, o que os torna de eficiência duvidosa

TAMANHOS OFICIAIS DE BANNERS (padrão IAB/CASIE)
Full banner (468 x 60)
Half banner (234 X 60)
Button 1 (120 X 90)
Micro bar (88 X 31)
Square button (125 X 125)
Vertical banner (120 X 240)

Existem também alguns novos tipos de banner, gigantescos apelidados de “Sky Scrapers”, super banner – que esta na moda agora e entre outros que surgem e alguns ficam

BANNERS MAIS CLICADOS

Algumas das formas utilizadas para potencializar a taxa de click through ce um banner são as seguintes: Formular perguntas, comunicar oferta grátis, uso de lay-out e cores iguais as do navegador, uso de recursos apelativos, como erotismo e até mesmo de conotação sexual. Isso não é recomendável, na medida em que qualquer artifício que iluda o visitante com relação ao produto, tem efeito negativo em termos de ação desejada, ou seja você traz mais visitantes, mas terá mais dificuldades em transformá-los em clientes.

fonte: e-commerce.org

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