O que é isso?
A evolução da publicidade online está mudando a maneira como os sites comercializam seus espaços publicitários. A combinação de tecnologia e processos facilita a venda do inventário, tornando o processo mais rápido e automático. Além disso, o publisher consegue olhar para uma série de informações sobre os anúncios vendidos e gerencia com mais eficiência todos os canais de vendas diretos e indiretos para aumentar sua receita. Implantar uma estratégia de venda programática é essencial para se adequar a esse novo formato de comercialização de publicidade online.
Vantagens
Uma das principais vantagens é a precificação justa e transparente do inventário através do modelo de leilão, que exibe os anúncios de acordo determinada segmentação e configuração. Por exemplo: se dois anunciantes concorrentes desejam impactar o mesmo público no mesmo site, aquele que pagar mais terá direito a exibição. Além disso, existe o benefício de um alcance de público mais inteligente. Para os anunciantes, já não faz mais tanto sentido comprar milhões de impressões para não impactar nem 1/3 do target, se hoje é possível comprar perfis de consumidores de acordo com critérios como gênero, idade, intenção de compra, localização, entre outros. Portanto, além da venda e compra da impressão ter preço justo, as campanhas serão entregues somente para o target determinado pelo anunciante, estreitando assim a concorrência entre grandes e pequenos publishers.
Como começar
2013 foi o ano em que a Venda Programática passou por uma fase de amadurecimento no Brasil, e 2014 tem tudo para ser o ano da segmentação. Tudo indica que este é um avanço sem volta. Diversos portais e redes de publicidade como Abril, O Globo, Buscapé, Boo-Box, Grupo NZN, Globo.com, Terra, entre outros já oferecem a opção de compra de mídia programática. Isso os torna uma opção indispensável para anunciantes que desejam impactar públicos específicos.
Confira aqui uma breve explicação do IAB sobre o funcionamento da venda/compra de mídia programática: