Amigos e familiares sempre foram as melhores referências de recomendações para o consumidor. A diferença nos dias de hoje é que os anunciantes querem combinar esse antigo costume com a mídia social. É aí que entra a social media crowd: conversas e conteúdos compartilhados globalmente na web.
Segundo estudo da Nielsen, 77% dos consumidores são mais propensos a comprar um produto que foi recomendado pelos amigos ou família. Leia, a seguir, dez maneiras de construir a estratégia do “boca a boca” na social media.
1. Vá além das expectativas realistas. Exceder expectativas sempre será a melhor forma de gerar tráfego. Não prometa nada que esteja fora do seu escopo. Um consumidor dedicado é tudo o que você precisa para transmitir expectativas.
Uma comunicação pessoal é a melhor solução para ganhar confiança que durará depois do processo de compra.
2. Invista no Pinterest. A rede social conta com 70 milhões de usuários e conta com os Rich Pins, pins que incluem informações adicionais sobre o produto, como preço e usuários interessados.
Cerca de 20% dos pins devem ser de produtos, enquanto os outros 80% devem entregar conteúdo inspirador e útil para sua audiência.
3. Crie uma promoção de recomendações no Facebook. Esse tipo de promoção consiste em oferecer uma recompensa ao usuário que completar um processo de registro. Depois que ele ganhar créditos para obter algo ainda maior, como um gift card, deve recomendar o serviços para outras pessoas.
4. Compartilhe insights do mercado no LinkedIn. Segundo a rede social, seis entre dez usuários se interessam por esse tipo de tema.
Oferecer conhecimento sobre o mercado com pesquisas originais é um ótimo modo de gerar discussões sobre seu conteúdo.
5. Crie e promova concursos. Pergunte aos consumidores informações em troca de produtos úteis, como tablets e serviços. Isso faz com que sua marca se torne familiar para o público, além de provocar buzz nas páginas das redes.
6. Crie uma rede interna de compartilhamento. Segundo a Jack Morton Worldwide, 49% dos consumidores norte-americanos dizem que amigos e família são suas principais fontes para obter percepção da marca. Funcionários geralmente são mais ativos do que seus empregadores nas redes sociais. Encoraje os funcionários a compartilhar conteúdo da empresa por meio de suas redes pessoais. Com parcimônia, no entanto.
7. Atualize em tempos de crise. Quando erros ocorrerem, esteja preparado para deixar os consumidores a par do que aconteceu e o que você fará para corrigir a situação. Isso cria uma memória positiva apesar da circunstância negativa.
8. Peça recomendações na social media e retorne o favor. De acordo com um estudo da Loyalty 360, 72% dos anunciantes ainda não reconhecem o valor das recomendações dos consumidores.
Utilize o Facebook como um meio para promover seus clientes para os outros e o mesmo acontecerá com sua empresa.
9. Siga e se engaje em conversas. É fácil lidar com feedback positivo, mas é necessário saber responder aos comentários negativos também.
10. Identifique influenciadores. Ter personalidades influenciadoras no seu círculo de consumidores é a melhor forma de promoção gratuita, pois eles mostram o valor do seu produto para os seguidores deles.
autor: Jeff Bullas
fonte: http://www.proxxima.com.br/