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A comunicação como ferramenta para construir uma marca de moda de sucesso

As marcas de moda estão prestando a atenção na nova forma de comunicar e levando em conta que é necessário ter um departamento de comunicação conciso e alinhado com a empresa para ter sucesso no mundo da moda.

“Na verdade, não é preciso que exista realmente um estilista ou criador nos bastidores, já que qualquer marca pode ser trabalhada por um bom departamento de relações públicas, que a vai polir até conseguir o rotulo de chic. Da T-shirt ao tênis tudo pode se tornar objecto de culto, como se de uma criação de Worth1 se tratasse.” (SEELING, 1999, p. 09)

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Com o novo cenário que apareceu na década de 90, apresentando o minimalismo como premissa maior, vimos o mundo mudar totalmente. As fronteiras acabaram, a tecnologia começou a dominar a sociedade, uma maré de informação invadiu a todos: começamos a viver em um mundo globalizado. E isto refletiu duramente no mercado da moda.

Foi com esta introdução e esta citação que comecei a desenhar e a delimitar a minha pesquisa de pós-graduação, e não poderia ser em outra área do que a moda. Por ser um assunto que eu gosto e que me fascina.

Mas o que me fez levar a escolher este tema? Devido a várias transformações que a nossa sociedade passa e também pelas mudanças que a moda vem pasando.

A produção de moda se transformou, o que antes era somente a alta costura que indicava as tendências de moda e era voltado a poucos, fez surgir o prêt-à-porter ou ready-to-wear2 uma moda acessível a todos e que pode ser consumida facilmente. E para isto fez surgir diversas empresas e diversas marcas.

Para ter sucesso, uma marca não precisa apenas ter bons estilistas e um estilo próprio, mas é necessário a comunicação para promover isto. Construir uma imagem, um conceito, uma personalidade, cabe ao profissional de comunicação.

A marca de moda necessita que seus produtos sejam diferenciados, e isto requer profundo conhecimento de seu consumidor, incluindo desejos e sonhos. O papel da marca tem grande destaque neste contexto. Não basta ser conhecida, tem que ser desejada, carregar um valor que deve ser único para aquele quem consome.

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“As poderosas marcas mundiais, como Gucci, Armani, Prada, Zara, Calvin Klein, Gap, Louis Vuitton, H&E, etc., compreenderam a necessidade desta ativação do desejo e a realizam graças a uma proximidade afetiva junto ao potencial consumidor, que passa, necessariamente, por um habilidoso trabalho de marketing. “ (CIDREIRA, 2005, p. 72)

E como reforça Renata Cidreira, “por esta razão o papel da estratégia de marketing torna-se cada vez mais importante e presente no universo da moda” (CIDREIRA, 2005, p. 73).

As marcas de moda estão prestando a atenção na nova forma de comunicar, e levando em conta que é necessário ter um departamento de comunicação conciso e alinhado com a empresa para ter sucesso no mundo da moda.

autora: Renata Ruiz
fonte: Nossa Via

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