Como deve ser um jingle

Primeiro é necessário que exista a certeza de que o produto desse trabalho requeira um jingle mesmo.

Muitas vezes são tantas as informações que seria muito melhor se fosse feito um spot.

Eu explico: números, estatísticas, bulas etc.

Algumas vezes é imprescindível o poder da síntese para poder se criar um jingle bom. São tantas as informações de um briefing que a gente fica meio maluco ao colocar uma letra na música em questão.

Vários exemplos são dignos de nota: o cliente e a agência acham que o nome do produto só deve entrar no fim da música.

Também há o caso de o cliente e a agência acharem que o nome do produto deve entrar de cara.

E ainda existem também aqueles que querem que o nome do produto esteja na música a cada cinco segundos.

Pois, então, temos aí uma variedade de maneiras de se compor um fonograma (arghhhh) publicitário.

Falando dos autores, estes sem dúvida, assim como eu, já tiveram pedidos dos mais estranhos e estapafúrdios que se possa imaginar.
Só para exemplificar vou citar algumas peças que participei fazendo jingles.

Vejam só os produtos para quem tive que trabalhar: calibrador de pneu, garrafa térmica, empilhadeiras, tratores, calculadoras, garagem, champanhe, amendoim, chapéus, vinhos, chupetas, lenços, guaraná em pó, máquinas de escrever e de costura, panelas, retentores, esmalte, vinagre, cigarrilhas, linha para costura, campanha para maior consumo de ovos.

Acho que por aí, está bom, né?

Pois é minha gente, parece tudo muito normal, mas não é não. A única coisa que falta hoje é maior liberdade para se criar uma peça. Tudo hoje é calcado em pesquisas intermináveis. Pois é exatamente isso que emperra uma criação espontânea da gente.

Sinto que está faltando e muito esse espírito criativo que os coroas como eu têm.

É claro que a nova geração não tem culpa nisso, afinal, eles recebem ordens e assim o fazem. Assim como hoje, antigamente também era tudo para ontem, só que com mais liberdade criativa.

Você da agência ou mesmo do cliente, peça para fazer um jingle para algum produto e dê liberdade ao compositor para este criar. Tenho certeza absoluta de que vocês vão se surpreender. Diga a ele somente os itens indispensáveis, o resto deixe com ele. Tente.

autor: Zelão
fonte: Propmark

Assine Nossa Newsletter • Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:

 

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *