IFDBlog

Dicas, matérias, artigos e links sobre publicidade, propaganda, marketing e design.

  • Creative Common lança seu buscador que já conta com mais de 300 milhões de imagens

    A organização sem fins lucrativos Creative Commons está lançando hoje seu mecanismo de busca depois de mais de dois anos de testes beta. O novo serviço é projetado para oferecer uma maneira fácil de pesquisar um arquivo de conteúdo gratuito disponível no domínio público, que está disponível para uso sob licenças Creative Commons. No lançamento, […]

  • Afinal, o que são gatilhos mentais?

    Gatilhos mentais são as decisões que o nosso cérebro toma “no piloto automático” para evitar o nosso esgotamento diante de tantas escolhas. É como se ele filtrasse quais decisões realmente precisam de uma atenção especial e, com as demais, ele simplesmente realizasse aquilo que já foi “educado” a fazer. Observe, por exemplo, quando você está muito cansado […]

  • Os 60 anos de uma revolução publicitária

    Na atividade publicitária, encontrar a ideia certa para um anúncio é, geralmente, a parte mais difícil e excitante do trabalho. Algumas raras vezes uma dessas inspirações é tão boa que acaba transformando toda a indústria. Um dos maiores exemplos de inspiração criativa é a história de “Think Small” (Pense Pequeno), de Bill Bernbach e da […]

  • Propaganda enganosa: quais os impactos jurídicos?

    Não são raros os casos de empresas que criam slogans para comercializar seus produtos e/ou serviços sem levar em consideração os impactos jurídicos que algumas dessas declarações podem ter no andamento da empresa. Afirmações que aparentemente podem parecer simples como “anônimo”, “único”, “inviolável”, “exclusivo”, dentre outros adjetivos, embora possam ajudar nas vendas da empresa, podem […]

  • 12 princípios da hierarquia visual que todo designer deve saber

    Hierarquia visual é a organização e apresentação de elementos de design em ordem de importância. Ela influencia a ordem em que o olho humano percebe a informação que está sendo exibida. Um exemplo simples seria um cartão de visita – o nome da organização geralmente é o elemento mais importante, seguido do nome do titular […]

  • Marketing de Serviços

    O marketing de serviços é, basicamente, um conjunto de táticas que ajudam a explicar o valor do serviço e convencer o cliente a escolher uma empresa específica. Afinal, o mesmo serviço pode ter diferentes utilidades, dependendo do objetivo do cliente. Além disso, os critérios de contratação também mudam. A concorrência é forte: outros prestadores de […]