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Três maneiras para conseguir a atenção da mídia para seu negócio

A maior parte dos empreendedores quer agarrar o microfone e falar tudo sobre sua nova empresa ou produto inovador. E isso é totalmente compreensível. É natural que você queira muito falar sobre aquilo que é uma das grandes prioridades da sua vida.

Segundo Dave Clarke, que escreve no site Young Entrepreneur, essa mentalidade de espalhar seu negócio aos quatro ventos não é uma coisa necessariamente ruim. Mas, quando se quer levar seu case para a mídia, isso pode realmente ser prejudicial. Você pode fazer um grande esforço sem conseguir progresso algum.

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É como uma prospecção de clientes. É melhor buscar cem deles com perfis distintos ou ir atrás de 20 mais bem selecionados, que sejam propensos a responder positivamente aos seus produtos?

Para ajudá-lo a conquistar um espaço na mídia, o blogueiro dá três dicas. Confira:

Pense pequeno. Encontre 20 jornalistas, blogueiros, produtores, lojas ou influenciadores que têm a atenção do público que você procura. Então, siga-os no Twitter, configure alguns alertas do Google para seus nomes, leia o conteúdo que eles publicam e compartilhe-o. Procure conexões com eles e interaja sem vender seu produto explicitamente. Por que isso funciona? Você está mostrando que é parte da comunidade. E, quando chegar a hora de fazer um pitch de verdade, você terá construído alguma credibilidade para que seu e-mail seja aberto, pelo menos.

Comece cedo. Sabe quantos convites para “lançamentos oficiais” um jornalista ou blogueiro recebe por dia? Demais. É impressionante. Para combater isso, comece a fazer suas apresentações cedo e de maneira suave. Mesmo se ainda não estiver completamente pronto para mostrar seu negócio para o mundo, escolha alguns bons contatos e mostre a eles o que está fazendo.

A ideia aqui é simples: os influenciadores com quem você está tentando se conectar conhecem a sua área. Eles apreciam um empreendedor que busca seu feedback antes de implorar por cobertura midiática. Segundo Clarke, é mais ou menos como um começo de namoro. Você convidaria alguém para conhecer seus pais poucos dias depois do primeiro encontro? Ou você esperaria algum tempo, até construir uma relação sólida? É bom começar cedo e ser sutil.

Ofereça-se para participar. Pergunte aos seus contatos se a sua revista/jornal/blog está aberto a colunistas, artigos ou posts de empresários. Em caso positivo, proponha uma ideia. É importante notar, porém, que seus artigos não poderão ser promocionais e, para cativar a audiência, terão de ser originais. Você não pode simplesmente copiar e colar um post antigo do blog da empresa. Em vez disso, fale sobre ideias e tendências que são relevantes para sua área de negócio, para o leitor ou foco do veículo – e ofereça uma nova perspectiva.

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No que você sai ganhando? Escrever artigos, além de aumentar a sua credibilidade, também fortalece o seu relacionamento com o repórter, blogueiro ou veículo de comunicação.

fonte: Revista PGN

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