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Shadowban nas mídias sociais, será que aconteceu com você?

Vejo alguns contatos meus, especialmente alguns que trabalham com growth hacking ou estão envolvidos nesta área, quando há um tempo atrás publicavam algo no LinkedIn em poucas horas tinham centenas de reações e comentários. A coisa era surreal, a justificativa do sucesso era falar da estratégia que tinham feito e que a copy era perfeita.

Só que algumas coisas mudaram, algumas ferramentas que muitos usavam deixaram de funcionar, automações “malucas”, extensões usadas no Chrome tudo parou. Sim, eu sei que growth hacking não é só ferramenta, mas certo “detalhe” me chamou atenção. Muitos deles, hoje se publicam algo cheio de técnicas de venda já não tem o mesmo sucesso de antes, horas passam e quase nenhuma reação ou comentário. Muitos comentam apenas que o algoritmo do LinkedIn mudou e por isso o alcance já não é o mesmo, mas um detalhe que não falam é sobre o famoso SHADOWBAN (banimento fantasma). Acredito que não é todo mundo que sabe disso, por isso resolvi fazer este texto.

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Aqui no Brasil você encontra mais textos reportando o caso no Instagram, mas o shadowban já ocorre nas grandes plataformas de mídia social, incluindo LinkedIn, Twitter, Facebook e inclusive, o Instagram. Shadowban basicamente é o ato de bloquear um usuário ou seu conteúdo de uma comunidade online, de modo que o usuário não perceba que foi banido. É uma maneira que a plataforma encontrou para impedir que o spam aconteça, o que é perfeitamente aceitável.

O lado ruim deste tipo de banimento é que você pode nem saber que isso aconteceu com você – e você pode até acreditar que não fez absolutamente nada, cumpriu todas as regras e simplesmente está tentando aumentar seus seguidores. Isso pode ser completamente verdade, no entanto, você pode estar acidentalmente fazendo algumas coisas que justificam esta punição nas plataformas de mídia social. Se você notou que seu engajamento diminuiu de repente e seus seguidores estão caindo, lamento informar, talvez você tenha se tornado vítima da temida proibição das mídias sociais. Fique tranquilo, isso pode acontecer com qualquer um!

Na maioria dos casos o shadowban é temporário (por enquanto) mas em alguns sites, como o Reddit, este tipo de banimento é para sempre.

Basicamente, você ficará invisível para novos clientes em potencial e seguidores, especialmente nos feeds de hashtag. Você ainda será visto pelos seus seguidores atuais, e é por isso que você ainda terá algum envolvimento.

Como saber se isso aconteceu comigo?

Pelo que pesquisei a dica é pedir para algumas pessoas que não seguem você para ver se conseguem encontrar sua conta e se podem ver sua postagem no feed de hashtag.

Existe alguns verificadores de shadowban pela internet, caso tenha interesse, uma breve pesquisa no Google você já encontra alguns que ainda estão no ar.

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O que será que eu fiz para isso acontecer?

  • Você pode estar reagindo às publicações de forma exagerada. Explico, num curto espaço de tempo você curte e comenta em diversas publicações. As plataformas de mídia social costumam avisar se você estiver indo rápido demais ou fazendo algo que parece ser um bot (robô) para eles.
  • Você deixou de seguir ou começou a seguir uma quantidade significativa de contatos em um curto espaço de tempo.
  • Sua conta pode ter sido reportada como spammer. Sabe aqueles perfis que publicam o mesmo conteúdo em inúmeros grupos num curto espaço de tempo? Além da própria plataforma detectar esta ação, os membros destes grupos podem denunciar seu perfil pela prática de spam.
  • Você pode ter usado um bot para ajudá-lo a obter seguidores rapidamente ou pode ter comprado seguidores.
  • Você pode ter usado uma hashtag que foi banida pela plataforma.

Há muitas outras coisas simples que você pode ter feito para que a plataforma suspeite que seu perfil é suspeito e venha a te punir com este shadowban, as descritas acima são as mais comuns.

Como faço para isso não acontecer comigo?

Algumas regrinhas básicas:

  • Não precisa ficar se divulgando sempre, você pode mesclar suas publicações com conteúdo informativo de algum assunto que tenha a ver com seu produto ou serviço. Tenha um plano em prática para saber sempre quais são seus próximos passos e que conteúdo você precisa produzir.
  • Tente não usar sempre as mesmas hashtags – muitas pessoas não sabem disso, mas você precisa misturar suas hashtags. Você pode usar as mesmas hashtags se tiver algumas específicas, mas não recorte e cole as mesmas em todas as postagens, use diferentes para que as pessoas e as plataformas de mídia social saibam que você é legítimo.
  • Não use hashtags banidas, palavras de baixo calão e vulgares. Como você sabe quais são as hashtags banidas? Uma rápida pesquisa no Google ajudará você a saber quais são.
  • Não compre seguidores, isso nem precisa de explicação.
  • Compartilhe apenas conteúdo valioso – seja real e compartilhe as informações que seus seguidores desejam ouvir de você. O conteúdo que os ajuda e eles acham útil é o que você precisa lembrar quando se trata de compartilhar apenas palavras e mensagens valiosas.
  • Evite spam – alguns aplicativos e bots de automação podem fazer isso, mesmo que você não queira. Portanto, tenha cuidado se você estiver usando destes artifícios.

Acho que recebi este tipo de banimento. O que fazer?

  1. Se você perceber que seu engajamento diminuiu, pode parecer inútil, mas entre em contato com a plataforma social para que eles saibam e pergunte se você fez algo errado. Lembre-se de que isso pode acontecer com qualquer um, até mesmo com quem não fez nada de errado.
  2. Pare de usar hashtags por alguns dias. Normalmente, um shadowban dura alguns dias a uma semana – talvez mais.
  3. Faça uma pausa na postagem… Você pode desativar sua conta por alguns dias ou uma semana para descansar.
  4. Faça um teste em suas hashtags e remova as hashtags proibidas do seu grupo de hashtags, conteúdo e até postagens antigas.

Bom, é isso! Fique atento no que publica e se você souber mais de alguma dica sobre o assunto, fique à vontade de usar os comentários.

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