Acompanhamento e “controle” de toda a informação que afeta uma pessoa, empresa ou marca é parte do que é chamado em Inglês de “Online Reputation Management”, traduzindo: Gestão de Reputação Online.
Reputação Online é o reflexo do prestígio de uma pessoa, empresa ou marca na internet, criado não só para si, mas também para todas as pessoas que trocam informações e opiniões sobre o assunto na internet através de fóruns, blogs ou redes sociais.
O Google publicou algumas dicas de Reputação online em seu blog. Apesar de ser um post bem antigo, 15 de outubro de 2009, algumas dicas são bem atuais. Além disso, adicionei mais algumas e é o que quero compartilhar com você hoje.
Pense duas vezes
O primeiro passo na gestão da reputação online é preventivo: Pense duas vezes antes de publicar informações pessoais. Lembre-se sempre que qualquer coisa que foi publicado pode ser tornar acessível a todos os tipos de pessoas através dos mecanismos de busca, por isso é muito importante estar atento ao contexto do que será publicado.
Eliminar conteúdo inadequado da fonte
Se for postado algo inadequado na rede, o próximo passo é tentar eliminá-lo na fonte. Em vez de entrar em contato com o Google, primeiro você deve remover a fonte. Google não é dono da Internet, seus resultados de pesquisa refletem o que é publicado na Internet. Embora os resultados possam ser retirados dos índices do Google, se eles existirem na fonte, permanecerá acessível.
Publicação das informações de forma proativa
Às vezes é impossível entrar em contato com os webmasters e a maioria deles se recusa a remover o conteúdo (por exemplo, um comentário negativo de um restaurante). Se o conteúdo não pode ser removido da fonte provavelmente será impossível remover completamente a partir dos resultados de pesquisa no Google.
O que você pode fazer é publicar informações relevantes e positivas sobre a empresa ou pessoa. Assim, o conteúdo que você deseja que os usuários vejam será posicionado acima do conteúdo negativo, reduzindo a visibilidade deste último.
Você pode publicar informações positivas de várias maneiras:
- Criando um perfil do Google
- Se um cliente escreve uma resenha negativa do seu negócio, você pode perguntar a outros clientes que estão satisfeitos com a sua empresa para dar uma imagem mais completa do seu negócio.
- Os Blogs são uma ótima ferramenta de posicionamento. Crie conteúdos e trabalhe sua popularidade para “empurrar” a baixo os resultados negativos.
- Crie perfis em redes sociais (e mantenha-os ativos) com a sua marca. As redes sociais se posicionam bem e por isso use a seu favor para publicar conteúdos positivos.
- Utilize ações práticas na melhoria real dos seus negócios usando como base a crítica e o diálogo com os clientes/usuários.
- Na Internet a confiança é conquistada através da participação em comunidades online. Então encoraje seus leitores a avaliarem sua própria experiência.
- Português: Você não precisa ser candidato a Academia Brasileira de Letras para contribuir e escrever, no entanto, escreva corretamente. Erros de português passam uma imagem muito negativa.
Seja notificado quando seus dados pessoais aparecerem na web:
Talvez você deseje ser notificado caso novas informações sobre você, como nome ou endereço de e-mail, sejam publicadas online. O recurso Me one the Web do seu Painel de Controle do Google pode ajudá-lo a vigiar o que circula sobre você.
Enfim, existem inúmeras outras dicas do que fazer e do que não fazer. Deixo isso pra outros posts. O importante é não esquecer que você está sendo visto por todos. Cuidado com a sua reputação on-line e não se esqueça de ser sempre sincero, porém discreto.
autor: Bruno Ssouza
fonte: Startup101