Marketing é uma disciplina muito complexa e a contratação de um bom profissional para construir uma marca e desenvolver um negócio pode ser uma tarefa intimidante.
Para piorar a situação, com a variedade de ferramentas de comunicação à sua disposição, novos “especialistas em marketing” parecem emergir diariamente e estarem prontos para ajudar.
Então, como você pode se certificar de que escolheu um bom profissional?
Em um ambiente ideal de negócios, um profissional de marketing é responsável pelo posicionamento de mercado da empresa, pela elaboração da estratégia de mercado e táticas, e supervisão e implementação dessas táticas para garantir que os objetivos de negócios sejam alcançados.
Michael Baicoianu fez uma seleção de habilidades, e destacou em um artigo do seu blog brandUNIC . Eu achei interessante e estou reproduzindo aqui a lista, que, de forma abrangente, destaca os “ingredientes” que compõem um excelente profissional de marketing.
– Pode parecer antiquado hoje, mas é de extrema necessidade a formação, o estudo, pois o profissional de marketing deve ter uma boa compreensão de conceitos como target, segmentação, posicionamento, bem como os 4 Ps do Marketing.
– É preciso que tenha visão de futuro, é preciso saber que marcas levam anos para se construir, é preciso planejamento constante.
– Curiosidade, um bom profissional de marketing está sempre interessado no que acontece ao seu redor. Tem que ter uma boa visão de várias sub-disciplinas: pesquisa de mercado, comunicação, marketing digital, marketing de eventos, relações públicas. É preciso estar atento ao mercado e buscar sempre atualização e reciclagem de conhecimentos.
– Multi-tasking, geralmente um profissional de marketing tem que administrar vários projetos, como um site, um catálogo, o desenvolvimento de uma nova identidade da marca, muitas vezes com prazo semelhante (normalmente o lançamento / atualização de uma nova marca). O profissional tem que ser capaz de dedicar tempo suficiente para cada projeto e entregar todos com excelência.
– Capacidade de comunicação. Um bom profissional de marketing deve ser capaz de comunicar de uma maneira muito simples e sucinta, a fim de evitar confusão e perder prazos.
– Boas habilidades com pessoas. Um profissional de marketing típico gasta 90% do tempo colaborando com designers gráficos e web, pesquisadores de mercado, coordenadores do evento e outros prestadores de serviços. Tem que ser capaz de compreender diferentes personalidades, estilos de trabalho e habilidades, e fazê-los sentir-se parte dos projetos.
Um último conselho: fique longe de profissionais de marketing que oferecem “receitas de marketing” que dizem ser universalmente aplicáveis para qualquer negócio. Cada marca de sucesso tem uma vantagem competitiva única, posicionamento, target, canal de distribuição. Como resultado, o Marketing por trás deve ser único também.
autora: Cristiane Rocha Thiel
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