Pesquisar
Close this search box.

Mulheres e Classe C são os que menos comem fora

Os homens da classe A são o público mais habituado a freqüentar restaurantes. A classe C acredita que a comida de casa é mais confiável que a da rua. E a pizzaria é, de longe, o lugar mais procurado quando bate a vontade de deixar forno e fogão desligados. Estas são as principais conclusões da pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) ao instituto Ipsos para identificar os hábitos de alimentação fora do lar (food service) em restaurantes. O Ipsos ouviu 700 pessoas das classes A, B e C nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, na segunda metade de 2007. A amostra representa um universo de 10,2 milhões de pessoas com mais de 15 anos.

De acordo com o levantamento, 69% dos entrevistados costumam comer fora pelo menos uma vez por mês. “Esse resultado é maior do que o da pesquisa anterior, feita no segundo semestre de 2005, quando 56% dos entrevistados tinham esse hábito”, diz Amílcar Lacerda de Almeida, gerente do departamento de economia da ABIA. Apesar do aumento da freqüência nos restaurantes nos últimos dois anos, Almeida avalia que há muito espaço para crescer na classe C e também entre as mulheres, uma vez que 38% e 34% dos dois públicos, respectivamente, não costumam comer fora. “A meta é fazer com que o mercado atinja o patamar da classe A, onde apenas 6% não têm o costume de se alimentar na rua”, diz o executivo.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O mercado de alimentação fora do lar movimentou R$ 106 bilhões em 2007, segundo a ABIA, enquanto que o faturamento da indústria com o food service foi de R$ 50,3 bilhões. Almeida acredita que tanto fornecedores quanto varejistas vão diminuir as margens de ganhos e aumentar a produtividade para manter a curva ascendente. Esta seria a forma de enfrentar a recente alta das commodities agrícolas que impactou o preço dos alimentos e, conseqüentemente, do menu. “Ninguém está disposto a perder vendas”, afirma.

fonte: Valor Ecnonômico

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *