O e-mail marketing é uma melhores estratégias de relacionamento. Aliada ao seu baixo custo, é uma ação de marketing tentadora para qualquer empresa. Porém, a atitude de profissionais despreparados, de spammers e de scammers, vêm desvalorizando a cada dia o e-mail marketing. Para resolver esses problemas, é importante a profissionalização das práticas e dos profissionais de e-mail marketing.
Para executar as ações do nosso dia-a-dia, ou fazemos pelo instinto ou passamos por algum treinamento para aprendermos como fazer. Para o bebê se alimentar, o instinto é suficiente. Já para aprender a ler, você precisa ser treinado, ou melhor, educado para entender as letras, depois, com o conhecimento anterior assimilado, passa a juntar letrinhas e por aí vai. Em alguns casos, não adiantará apenas o treinamento. O melhor exemplo é andar de bicicleta, pois, por mais que você tenha diversas aulas, é na prática que você aprende. Tem que cair.
As estratégias de internet nasceram muito da prática. Em 2007 completaremos 12 anos de internet comercial no Brasil. Tivemos que desbravá-la por ser relativamente recente. Nos deparamos com decisões sobre coisas que nunca foram feitas antes e através dos erros e acertos, conseguimos criar padrões e desenvolver ferramentas para as práticas do dia-a-dia.
Com o e-mail Marketing não foi diferente. Muito foi aproveitado do conhecimento do Marketing Direto, mas logo verificamos que o e-mail marketing tinha suas próprias peculiaridades. Hoje em dia, já temos muitos padrões e ferramentas, que nos facilitam executar uma campanha de e-mail marketing mensurável, relevante e personalizada. Mas muitos ainda insistem no amadorismo. Por ser relativamente barato, as pessoas acreditam que basta digitar meia dúzia de palavras, anexar imagens e colar vários endereços no campo “para”, que estão fazendo e-mail marketing.
A ABEMD já faz a sua parte. Além de publicar o guia de boas maneiras nas ações de e-mail marketing, auxilia na troca de conhecimento entre seus profissionais. Mas apenas isto não basta. As empresas precisam também fazer a sua parte com políticas claras de privacidade e fornecer os recursos e treinamentos necessários para seus funcionários. Os profissionais também precisam fazer a sua parte participando de cursos, debates, leituras e divulgação das boas práticas.
O que ocorre hoje em dia é que pelos erros de alguns todos pagam. Empresas têm praticado spam sem saber. Por isso, é importante contar com a ajuda de empresas experientes e profissionais capazes para suas campanhas de e-mail marketing. Contratar empresas e profissionais inexperientes, pode causar danos a imagem da sua empresa, é o barato sai caro.
Mas não é por que existem padrões que você não pode inovar. É como o ditado que diz: “É preciso conhecer as regras para quebrá-las”. Se alguém diz que colocar o assunto do e-mail da forma X é mais efetivo, você pode tirar amostras e testar. Tudo depende do seu público.
Portanto, os passos para a profissionalização do e-mail marketing são:
– Ética.
– Estudo.
– Prática.
– Testes.
– Inovação.
Sem eles, você será apenas mais um que não entende por que sua estratégia de marketing por e-mail falhou. O seu objetivo deve ser estabelecer relações duradouras com a sua base e não encher a caixa de e-mail dele de lixo.
autor: Paulo Rodrigo Teixeira
fonte: Abemd
Resolvi postar esta matéria no IFDBlog após receber um spam de uma empresa ao fuçar descobri a agencinha que fez o spam pra eles, depois das devidas denuncias que fiz a hospedagem da empresa, da gencia e afins, o dono da agencinha entrou em contato comigo pedindo desculpas e salientando que aquilo nao era spam e que eles presavam pela boa comunicação, depois de rir de tal afirmação, enviei ao dono da agência o link do Código de Ética Anti Spam para ele ter certeza que o que a agencinha dele fez nunca será caracterizado com email marketing e sim um belo spam. Acho que agora ele aprende! eu acho 😉
Destaque
Código de Ética Anti Spam
“Boas maneiras” nas ações de e-mail marketing
Uma resposta
Muito bom seu post! Parabéns.
As empresas devem se concientizar que o relacionamento com seus clientes deve ser construído e mantido ao longo do tempo.
O que mais vejo são empresas buscando quem venda lista de email e disparando qualquer coisa em seus emails, nem podemos chamar de peças ou campanhas.
Fábio T. Nogueira
Emkt Global