O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para alavancar visitas em sites, gerar novos consumidores e, consequentemente, alavancar as vendas. Além disso, ele pode gerar mais autoridade para uma marca ou empreendedor.
Atualmente, é impossível falar de Marketing Digital sem falar de Marketing de Conteúdo. Afinal, as duas estratégias caminham juntas e geram uma colaboração entre elas.
O Marketing de Conteúdo se baseia com a geração de conteúdos gratuitos, em diversas mídias (textos, infográficos, vídeos, áudios, etc.) para o tráfego orgânico e a relação com clientes e possíveis consumidores.
Conversando com Caio Nogueira, CEO da UpSites, uma empresa de criação de sites em São Paulo, elencamos as principais vantagens do Marketing de Conteúdo.
Marketing de Conteúdo: Por que começar agora?
Baixo Investimento
Para dar início às estratégias de Marketing de Conteúdo, uma empresa não precisa de grandes investimentos. Por exemplo, uma conta no Youtube ou Facebook é gratuita.
A criação de um blog também requer baixo investimento. Com a criação de um site estratégico e personalizado, é possível criar um ambiente único para a postagem de redações com otimização SEO (adaptadas para os buscadores do Google).
Novos Consumidores
O Marketing de Conteúdo gera tráfego orgânico, ou seja, aquele que não precisa de investimentos em anúncios. Com isso, é possível ampliar a cartela de clientes, divulgando a marca na internet.
Isso porque o tráfego orgânico está diretamente ligado ao resultado de pesquisas no Google. Sendo assim, é possível encontrar uma marca quando certa dor ou problema está latente no consumidor.
Em outras palavras, quando a pessoa fizer uma pesquisa em busca de alguma solução para determinado problema, ela irá encontrar, por exemplo, um post de um blog que possa auxiliá-la.
Isso pode gerar vendas ou até mesmo criar uma relação afetiva entre marca e cliente (o que irá gerar vendas no futuro).
Mais autoridade
Dificilmente, uma marca desconhecida irá gerar um número significativo de vendas. Principalmente após a mudança de comportamento do consumidor, que busca cada vez mais proximidade emocional com marcas.
Ao gerar conteúdos gratuitos, como vídeos com tutoriais ou ebooks práticos, é possível ganhar mais autoridade na internet. E, com isso, gerar mais confiança nos consumidores na hora da venda.
Essa dica é válida, principalmente, para empreendedores, professores de cursos online, instrutores ou as pessoas que assinam os conteúdos gratuitos.
Como fazer Marketing de Conteúdo?
Veja algumas dicas para colocar essa estratégia em ação:
1 – Descubra onde seu cliente está e o que ele gosta de consumir: Quais são as plataformas usadas por ele? O que ele busca na internet? Quais são as redes sociais que ele possui cadastro? Quanto tempo ele fica na internet?
Com isso, decida quais serão as mídias usadas e como será a divulgação.
2 – Entenda quais são as dores de seu cliente e como você pode resolvê-las: Quais são os problemas e as dúvidas dele? Quais termos ele procura na internet quanto tem problema? Como ele gosta de ser ajudado?
Com isso, decida quais serão as pautas e os formatos desses conteúdos online.
3 – Estude resultados e otimize conteúdos: Quantos acessos determinado post teve? Quantas pessoas curtiram o último vídeo? Quais foram as sugestões deixadas nos comentários?
Com isso, melhore seus resultados e atinja mais pessoas.
Marketing de Conteúdo: Impulsionamento de sites
Com conteúdos gratuitos, e o tráfego orgânico, é possível atrair mais visualizações para o seu site. Isso é feito a partir de um CTA (call to action) no final de cada conteúdo.
O CTA é um convite para que determinada pessoa acesse um link disponível. Ou seja, é uma forma de conversão. Com mais visualizações, um site é mais divulgado, tem melhor desempenho no Google e gera mais vendas.
autor: Marcelo Torres
fonte: Artigo SIM