Como o marketing de conteúdo pode alavancar seu site

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para alavancar visitas em sites, gerar novos consumidores e, consequentemente, alavancar as vendas. Além disso, ele pode gerar mais autoridade para uma marca ou empreendedor.

Newsletter

Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:
 

Atualmente, é impossível falar de Marketing Digital sem falar de Marketing de Conteúdo. Afinal, as duas estratégias caminham juntas e geram uma colaboração entre elas.

O Marketing de Conteúdo se baseia com a geração de conteúdos gratuitos, em diversas mídias (textos, infográficos, vídeos, áudios, etc.) para o tráfego orgânico e a relação com clientes e possíveis consumidores.

Conversando com Caio Nogueira, CEO da UpSites, uma empresa de criação de sites em São Paulo, elencamos as principais vantagens do Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo: Por que começar agora?

Baixo Investimento

Para dar início às estratégias de Marketing de Conteúdo, uma empresa não precisa de grandes investimentos. Por exemplo, uma conta no Youtube ou Facebook é gratuita.

A criação de um blog também requer baixo investimento. Com a criação de um site estratégico e personalizado, é possível criar um ambiente único para a postagem de redações com otimização SEO (adaptadas para os buscadores do Google).

Novos Consumidores

O Marketing de Conteúdo gera tráfego orgânico, ou seja, aquele que não precisa de investimentos em anúncios. Com isso, é possível ampliar a cartela de clientes, divulgando a marca na internet.

Isso porque o tráfego orgânico está diretamente ligado ao resultado de pesquisas no Google. Sendo assim, é possível encontrar uma marca quando certa dor ou problema está latente no consumidor.

Em outras palavras, quando a pessoa fizer uma pesquisa em busca de alguma solução para determinado problema, ela irá encontrar, por exemplo, um post de um blog que possa auxiliá-la.

Isso pode gerar vendas ou até mesmo criar uma relação afetiva entre marca e cliente (o que irá gerar vendas no futuro).

Mais autoridade

Dificilmente, uma marca desconhecida irá gerar um número significativo de vendas. Principalmente após a mudança de comportamento do consumidor, que busca cada vez mais proximidade emocional com marcas.

Ao gerar conteúdos gratuitos, como vídeos com tutoriais ou ebooks práticos, é possível ganhar mais autoridade na internet. E, com isso, gerar mais confiança nos consumidores na hora da venda.

Essa dica é válida, principalmente, para empreendedores, professores de cursos online, instrutores ou as pessoas que assinam os conteúdos gratuitos.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Veja algumas dicas para colocar essa estratégia em ação:

1 – Descubra onde seu cliente está e o que ele gosta de consumir: Quais são as plataformas usadas por ele? O que ele busca na internet? Quais são as redes sociais que ele possui cadastro? Quanto tempo ele fica na internet?

Com isso, decida quais serão as mídias usadas e como será a divulgação.

2 – Entenda quais são as dores de seu cliente e como você pode resolvê-las: Quais são os problemas e as dúvidas dele? Quais termos ele procura na internet quanto tem problema? Como ele gosta de ser ajudado?

Com isso, decida quais serão as pautas e os formatos desses conteúdos online.

3 – Estude resultados e otimize conteúdos: Quantos acessos determinado post teve? Quantas pessoas curtiram o último vídeo? Quais foram as sugestões deixadas nos comentários?

Com isso, melhore seus resultados e atinja mais pessoas.

Marketing de Conteúdo: Impulsionamento de sites

Com conteúdos gratuitos, e o tráfego orgânico, é possível atrair mais visualizações para o seu site. Isso é feito a partir de um CTA (call to action) no final de cada conteúdo.

O CTA é um convite para que determinada pessoa acesse um link disponível. Ou seja, é uma forma de conversão. Com mais visualizações, um site é mais divulgado, tem melhor desempenho no Google e gera mais vendas.

autor: Marcelo Torres
fonte: Artigo SIM

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *