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As Marcas e o Marketing

A marca é um dos ativos mais importantes de um produto, determinando claramente quais atributos estão inseridos, seja em um produto ou serviço, para que o seu público-alvo perceba o que está por adquirir, é uma forma de manter na mente das pessoas, market share, uma posição amplamente destacada e que é referência quando há necessidade de comparação entre produtos e serviço disponíveis no mercado.

Tratar as marcas da maneira correta é saber que todo o esforço para fixá-las na mente do consumidor é resultado de estudos elaborados e coletados perante a opinião dos mesmos, gerando uma parceria entre empresa e consumidor, cuidando dos interesses de ambos e que a proposta do posicionamento do produto será mantido na mente do consumidor.

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Cada vez mais as marcas tomam conta do mercado, são fáceis de lembrar, possuem um desenho que pode ser facilmente decorado por qualquer pessoa, pois o impacto gerado por uma marca que não remete a nada é fatal, por isso é necessário estar pronto para atualizar ou revitalizar uma marca no mercado, procurar tendências que flutuam com o tempo e geram a necessidade de mais esforços em campanhas de Marketing no mercado mundial.

Conhecer os motivos que levam as pessoas a guardar a na mente os símbolos, que representam as marcas, é estudar freqüentemente o público, conhecer muito bem o andamento dos desejos e necessidades do consumidor e dar-lhe o produto correto, exaltando todas as características contidas na mente do consumidor, uma vez que hoje falar em qualidade não é mais necessário, porque todos os produtos devem tê-la, caso contrário, estão fadados a morrer dentro do mercado competitivo atual.Marca

Com a globalização a exposição das marcas tornou-se muito ampla, a diversidade de canais disponíveis ganha importância maior e o destaque que a empresa possui é mais um fator a ser olhado com cuidado, pois marcas são valorizadas quando tudo está corretamente bem, não há problemas com produtos e a associação, das marcas, é feita com algo bom, por isso deve-se tomar muito cuidado ao vincular uma marca a alguém que possa tomar posturas inimaginadas anteriormente, prejudicando a empresa e sua imagem, levando consigo a marca.

A velocidade com que são conhecidas as marcas hoje influenciam diretamente nas estratégias que devem ser seguidas, o planejamento torna-se muito mais importante, destacar as características dos produtos através de sua marca é levar o consumidor a imaginar, ao entrar em contato com a marca, tudo o que o consumidor sempre desejou e não foi atendido.

As pesquisas voltadas para o desenvolvimento de produtos devem estar em sintonia com a marca, não há como comprar produtos que trazem consigo o posicionamento de melhor e deparar-se com algo inferior, por isso é importante ter um departamento de Marketing envolvido com toda a organização, pois todos estão no mesmo barco e devem objetivar um ponto em comum, o sucesso.

Muitas marcas são associadas ao estilo de vida de seu público-alvo, são criadas para que estejam relacionadas diretamente aos desejos e necessidades do consumidor, é estudar quais são as formas mais adequadas para chegar na mente e manter-se lá em compras futuras.

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Quando são realizadas pesquisas no mercado, para descobrir o top of mind das marcas, são encontrados dados interessantes, como marcas muito famosas, que estão presentes na mente do consumidor, mas que não são consumidas, por isso é importante lembrar que ser o primeiro muitas vezes não traz retorno real para a empresa, e que é preciso trabalhar e estudar muito mais o mercado para atingir ou mudar este tipo de configuração que encontra-se em destaque quando esta situação é real no mercado de atuação.

Ter capacidade de diferenciar os produtos através das marcas é importante, pois cada vez mais existem produtos que podem substituir o da sua empresa, a similaridade entre produtos é cada vez maior e então um dos diferenciais mais lembrados pelo consumidor é a marca, que em alguns casos é “transformada” em algumas campanhas, pois está tão ligada com o público que apenas um simples pedaço ou traço é necessário para que qualquer pessoa saiba qual produto está representado ali. Sempre que novas tendências surgirem no mercado, levarão consigo as marcas, como foi percebido a pouco tempo atrás, quando marcas mais “simples” tomaram conta do mercado, ganhando poder na hora da escolha e sendo satisfatória para as necessidades daquele momento, só que o mercado está saindo desta “febre” e a tendência natural que está ressurgindo é a valorização e desejo de compra por marcas que, mesmo deixadas de lado momentaneamente, voltam a ser a opção dos consumidores que frustraram-se com a troca.

Uma marca de sucesso é o sonho das empresas, mas não devem apenas ser um nome ou símbolo que muitos conhecem, o que deve acontecer é que a marca é reflexo do produto, suas qualificações surgiram primeiro no produto e muitas vezes ser a marca mais lembrada não é positivo, ao não gerar o retorno no consumo dos produtos e fixar-se como um conjunto idealizado para atender as exigências do mercado e em especial seu público-alvo.

As estratégias de Marketing devem estar em sintonia com o mercado, com o produto e seu público-alvo, de nada adianta realizar uma campanha bonita que não traz retorno nas compras de produtos da empresa e nem mesmo chamar a atenção quer dizer que irá vender, especialmente quando o Marketing é usado como máquina de ganhar dinheiro e não como uma ciência que é peça importante do conjunto que forma a organização, o Marketing é filosófico quando bem aplicado e o sucesso só é alcançado quando estudos, competências e planejamento andam juntos.

Segundo Souza/Nemer:

“Marca pode ser definida como nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação destes, que pretende identificar os produtos ou serviços de um vendedor, ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos produtos ou serviços da concorrência”.

autor: Rafael M. Menshhein
fonte: Portal da Administração

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