Isso implica em ultrapassar as fronteiras existentes entre o cliente externo e o cliente interno, tornando os funcionários crentes e conscientes dos valores da empresa, comprometidos e co-responsáveis pelo sucesso da organização, pois somente assim estarão em sincronia com os desejos dos consumidores. Esta é a forma que a empresa dispõe de alinhar seu discurso com suas ações, perante todos os seus públicos, aproximando clientes, imprensa e sociedade do seu público interno. E é neste contexto que devemos compreender a existência de um Marketing Interno como complemento e sustentáculo das ações e dos conceitos do Marketing como estratégia de negócio.
O Marketing Interno nada mais é que a força interna do Marketing, que objetiva trabalhar as crenças e os valores da organização junto aos funcionários, alinhando e sintonizando a estrutura organizacional com as ações de Marketing voltadas para o mercado. Ou seja, é fazer com que todos dentro da empresa falem a mesma língua e persigam o mesmo objetivo, criando uma identidade única para a organização, a qual será transmitida de dentro para fora, até atingir o mercado. É através do Marketing Interno que se aprimoram as trocas entre direção e corpo funcional, criando vínculos indestrutíveis entre empresa e funcionários, que vão propiciar melhorias na qualidade dos produtos e serviços, aumento de produtividade e agilidade nos processos internos.
Ao envolver os funcionários na disseminação das crenças e valores da empresa, estar-se-á despertando em cada um deles o senso de pertencer e de ser responsável, aumentando seu valor como pessoa e criando laços afetivos importantes. Feito isso, a empresa fecha o círculo e está apta a oferecer ao mercado um pacote completo e indivisível, onde o seu maior diferencial será a unidade entre seu discurso e suas ações. E este diferencial, que é intrínseco e personalíssimo, jamais poderá ser copiado pela concorrência.
O Marketing deste século somente sobreviverá se houver interação entre estas duas estratégias – Marketing Externo e Marketing Interno – as quais devem estar lado a lado, a serviço do mesmo organismo e orientadas para a mesma direção.
autora: Marjorie Moojen Canevese
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