Pesquisar
Close this search box.

Tipologia. Quando as letras falam.

No gráfico
Tipografia, tipos, fontes, fonte digital, família, itálico, negrito, caixa alta, caixa baixa, bold, etc.

Quem trabalha com propaganda, design e áreas afins conhece todos esses termos ou pelo menos já ouviu falar deles. Referem-se a algo que pode ser descrito como a espinha dorsal de um trabalho gráfico e que tem, no mínimo, a idade da linguagem escrita: a tipologia.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O que é ?
É uma arte refinada e complexa, que se dedica ao desenho das letras, números e sinais que constituem nosso “alfabeto”. Mas também é o estudo, nomenclatura, classificação em estilos e normalização dessa arte. E também é caracterizado como o trabalho de combinar de maneira coerente os diversos tipos existentes, de modo a tornar uma mensagem clara, legível e atraente.

Deve-se ressaltar que além de uma arte, a tipologia é também um negócio: existem empresas e designers especializados na criação, venda e distribuição de tipos (ou fontes) e também associações internacionais que estabelecem normas e conceitos do uso adequado da tipologia, promovendo eventos, concursos, debates, etc.

Para quê serve ?
Os tipos são usadas não apenas para comunicar, mas também para traduzir idéias, sensações, emoções, enfim, para “falar” através da escrita.

Existem tipos clássicos, divertidos, elegantes, pesados, leves, sérios, técnicos, instáveis, confusos, uma grande variedade de desenhos e estilos que se prestam para variadas formas de comunicação.

O uso da tipologia revela-se como crucial, em uma anúncio vale principalmente do texto para se comunicar, e para isso é preciso saber como e porquê usar essa ou aquela fonte e onde posicionar o texto para obter o melhor resultado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Fazer o anúncio funcionar adequadamente é o principal papel da tipologia: seu uso correto possibilita um desempenho melhor em termos de legibilidade e destaque entre os demais.

Cuidado com o amadorismo
Uma das maiores preocupações, tanto entre designers, publicitários quanto arquitetos e ambientalistas, é o problema da poluição visual nas grandes cidades. Para isso, o uso indiscriminado e amadorístico da tipologia em placas, banners, faixas, outdoors, cartazes, pichações etc. tem contribuído de maneira drástica, muitas vezes denegrindo o valor dessa arte milenar.

autor: Fernando Bem
fonte:www.bencom.com.br

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *