Pesquisar
Close this search box.

Branding e Design namoram, mas não casam

A escada do Centro de Design da Dinamarca

1. Nenhum uso de Design — Empresas que se encontram neste primeiro degrau não fazem uso do design em nenhum estágio do processo. Outras disciplinas acumulam a função de introduzir funcionalidade ou estética ao desenvolvimento dos produtos ou serviços.

2. Design como Estilo — O design é introduzido em um estágio já avançado do projeto como no acabamento ou detalhe gráfico.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

3. Design como Processo — O design não é usado apenas como produto final, mas como um método de trabalho. É integrado nos estágios iniciais do processo, combinando-se com as várias disciplinas envolvidas.

4. Design como Estratégia — Utilizado, por exemplo, como uma ferramenta de fomento à inovação no ambiente de trabalho. No degrau mais alto da escada, o design é incorporado como um elemento-chave na empresa e, portanto, também no processo de desenvolvimento dos serviços e produtos.

É o próprio Saavedra quem complementa: “O ideal é que uma empresa veja o design como estratégia — completamente integrado às suas esferas de decisão — e não apenas como uma ferramenta para dar ao produto ou marca uma forma mais ‘bonitinha’”. Entretanto, na visão do superintendente do Centro de Design Paraná, Geraldo Pougy, são poucas as empresas brasileiras que chegaram a esse estágio, ou seja, ao quarto degrau da escada.

Uma pena, não é Juan?

Bill Martinez complementa: “Os clientes mais bem posicionados e antenados com as necessidades do mercado, seu público e valor de sua marca entendem bem a importância da consultoria, do diagnóstico e da avaliação de marca como parte do processo. São geralmente clientes de médio a grande porte. Os que não entendem essa nova configuração são players fora do baralho”.

Design made in Brazil 1: o fomento do Estado

Uma vez mais, crédito à contribuição de Juan Saavedra, do Portal DesignBrasil

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Portal DesignBrasil foi lançado oficialmente no dia 13 de dezembro de 2004. É resultado de uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) — através do Programa Brasileiro do Design, em conjunto com o Senai e o Sebrae. O objetivo do portal é integrar a comunidade do design nacional, promover a convergência e a cooperação entre as diversas ações na área em todo o País, públicas ou privadas. De acordo com Fernanda Bocorny Messias, coordenadora do Programa Brasileiro do Design, o DesignBrasil é uma ferramenta estratégica de planejamento para a inserção do design como diferencial competitivo no setor produtivo nacional. No portal, por exemplo, profissionais de design têm a oportunidade de cadastrar os dados de seus escritórios no banco de profissionais, que pode ser acessado por empresários interessados em contratar serviços de design.

Contratado pelo MDIC, Sebrae e Senai, o Centro de Design Paraná coordenou o processo de criação e implantação do projeto e é hoje o responsável pela sua manutenção. O Centro de Design é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com sede em Curitiba, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a excelência da indústria brasileira por meio da pesquisa e disseminação do design e de novos conhecimentos.

Um projeto que vale a pena conhecer. Abra o browser e visite www.designbrasil.org.br. Ações assim, fomentadas pelo Estado em parceria com a iniciativa privada, infelizmente são raras no Brasil.

Outro bom exemplo, lembra Fabio Mestriner, do Comitê de Design da Abre, é o convênio firmado com o Sebrae “para desenhar embalagens para a pequena empresa. Os projetos estão sendo quantificados e aumentos de 50%, 300% e até 500% em resultados têm sido verificados após a adoção da nova embalagem”.

Design made in Brazil 2: mais fomento, oba!

Em junho de 2006, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) assinaram um convênio de cooperação técnica e financeira. Dessa parceria foi criado o Brasign (The Brazilian Appeal in Design), um programa que tem como objetivo valorizar e promover a exportação dos serviços brasileiros de design para todo o mundo. O projeto conta com um investimento total de US$ 1 milhão.

Como explica Manoel Müller, Presidente da Abedesign: “Várias atividades de promoção já resultaram dessa parceria, como a visita de uma comitiva de jornalistas estrangeiros especializados em design — e que classificaram nosso design como world class —, a participação em feiras internacionais como a Luxe PAC, na França, em outubro do ano passado, e a presença do design brasileiro em missões comerciais”. Essas atividades já estão incrementando a exportação do design nacional. A expectativa é atingirmos US$ 3 milhões em divisas até o fim deste ano. Entretanto, mais importante do que o número é o fator de multiplicação que o design gera na economia. Estima-se que 1 dólar investido em design se transforma em 100 dólares na cadeia produtiva.

Design made in Brazil 3: o (belo) papel da iniciativa privada brasileira lá fora

Yes, nós temos Design! Ainda são raras as contribuições de escritórios e profissionais brasileiros para o mercado internacional de design. Na maior parte das vezes, é ao contrário: produtos, embalagens, estratégias de gestão de marca e branding são mesmo desenvolvidos lá fora. Cabe ao País adaptar, fazer releituras, nacionalizações, por aí afora. Coisa de tupiniquim.
Mas já há notáveis exemplos na rota oposta. Vamos a alguns (só alguns) deles.

Começando pelo Gad Design. Veja a história de Newton Gama, diretor geral da empresa: “Participei do processo de internacionalização dos projetos de design da Whirlpool para a América Latina. Durante 26 anos estive à frente do desenvolvimento dos produtos Consul e Brastemp e, a partir de 1998, a Whirlpool passou a convidar o nosso grupo de design do Brasil para executar projetos para diversas partes do mundo: refrigeradores e lavadoras para a Índia, lavadoras para a China, fogão para o México, refrigeradores compactos para os Estados Unidos, fogão e refrigerador para a Europa, etc”, recorda ele. E ressalta: “Acredito que essa seja uma prova de que existe, sim, competência no Brasil para o atendimento de projetos para qualquer parte do mundo”.

Newton comenta ainda que esse mesmo movimento ocorreu em empresas como Electrolux, Volkswagen e GM, entre outras. Beto Almeida, da Interbrand, confirma a impressão de Newton sobre o talento do designer brasileiro: “Temos em nossa companhia designers brasileiros trabalhando nas unidades dos EUA e da Espanha. Já tivemos também em vários outros países. A capacidade de adaptação do design brasileiro é incrível”.

Juan Saavedra, do portal DesignBrasil, acrescenta que “há importantes centros de desenvolvimento de design no País mesmo de grandes indústrias de origem estrangeira. É o caso da Volkswagen, com sua unidade de Design & Package, sediada em São Paulo e responsável por criar carros de sucesso no mercado, como o Fox. Outro exemplo é a sueca Electrolux, que mantém em Curitiba um de seus principais centros de design no mundo”.

Lincoln Seragini vai aumentando a lista e lembra que “muitas marcas de produtos de multinacionais são desenhadas aqui, como as de Kuat, Nescau, Leite Moça, Omo e Sundown”.

Como já citamos, a Sart/Dreamaker, de Gian Franco Rocchiccioli, desenvolve hoje as embalagens de Hellmann’s para toda a América Latina.

Da mesma forma, as embalagens para todo o mundo dos Sucos Del Valle, empresa mexicana recém-comprada pela Coca-Cola, são criadas e desenvolvidas no Brasil — pelo menos eram antes da aquisição.

Seragini diz também que o País tem se saído muito bem, com alguma freqüência, no iF Design Award, a mais importante premiação mundial do setor. “Já recebemos mais de 80 prêmios”, conta. Entre os mais recentes estão os do Gad Design, que em 2005 e 2006 faturou dois. O Gad foi premiado também no WorldStar Packaging Award, oscar mundial para design de embalagens.

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Uma resposta

  1. CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *