Comprometimento no trabalho, você tem ou liga o botão “tô nem aí”?

Existem muitos funcionários que não se envolvem muito com o seu papel na empresa. Só pensam em concretizar a sua tarefa, ir embora e receber o seu pagamento no fim do mês. A filosofia do “tô nem ai” infelizmente é o quase senso comum na maioria das empresas, independente do seu porte. Embora muitos líderes de empresas que são relapsos, sem querer nutrem este tipo de conduta.“Tô nem ai” acaba comprometendo todos a sua volta. Todos os funcionários tem um papel importante dentro de uma empresa. Como um motor de carro, todas as peças tem que estar em sincronia e funcionando perfeitamente, caso não, basta a peça ser substituída.

Comprometimento é o ato de realizar o que se propôs a fazer. Alguém comprometido se esforça para sempre honrar seus compromissos. A responsabilidade é inseparável do comprometimento e, portanto, uma pessoa que se mostra irresponsável dificilmente será comprometida com seus afazeres.

Ser comprometido no trabalho é muito mais que cumprir sua carga horária e realizar suas atividades. Significa assumir postura e atitudes favoráveis para o crescimento da empresa. Trata-se de estar verdadeiramente envolvido, sendo ativo e participativo com os projetos, propondo possibilidades de melhoria e aumento de resultados e, principalmente, tomando ações concisas com as metas e objetivos almejados.

Quer aumentar seu comprometimento com a empresa?

Realize as tarefas mais difíceis primeiro
Deixar as tarefas mais fáceis para depois tem suas vantagens. Faça sua maior e mais feia tarefa primeiro, o resto do dia será mais leve e produtivo. 

Crie sua rotina de trabalho
Se você fizer algo repetidamente, será capaz de fazer melhor e mais rápido a cada dia. Depois de identificar a rotina que melhor se adapte ao seu desenvolvimento diário de trabalho, fique com ela. Sua rotina é o caminho para sua produtividade.

Preste suporte ao seu superior
Não restrinja seu potencial fazendo apenas suas funções e atividades: ouse ir além. Se disponibilize para ajudar o líder, seja treinando novos integrantes, desenvolvendo relatórios ou ajudando os colegas de equipe. SEJA PROATIVO!

Seja voluntário
Principalmente em empresas de grande porte, fóruns, congressos, eventos e palestras acontecem com maior frequência. Se prontifique a colaborar de alguma forma, pois esta é uma maneira diferente de se envolver nos projetos da empresa.

Evite reunião desnecessárias
Se você está no mercado há muito tempo, sabe que a maioria das reuniões é uma perda de tempo. Evite reuniões desnecessárias, desgastantes e sem foco.

Organize sua agenda
Tenha o hábito de organizar sua agenda todas as noites para o próximo dia estar com todas as suas tarefas listadas. Isso vai te ajudar a ser mais produtivo e não se perder com o que vai fazer no dia seguinte. Você não será produtivo a menos que planeje tudo o que vai fazer na manhã seguinte. Uma dica importante é não preencher toda sua agenda sem deixar uma brecha para alguma tarefa importante de última hora.

Mantenha sua mesa organizada
Qualquer ambiente de trabalho que esteja desorganizado vai te causar distrações. Quem trabalha em “home office” sabe bem o que estou falando. Portanto, comece com sua mesa. Mantenha ela em ordem para não desequilibrar seu dia. Ambiente organizada ajuda a pensar com mais clareza e executar as tarefas mais ordenadamente.

Lembre-se que uma empresa também precisa ter comprometimento com seus funcionários e colaboradores, para que assim esse relacionamento de compromisso seja recíproco e gere bons frutos.

Quer incentivar o comprometimento na sua equipe?

Antes de tomar decisões sérias como demissão e troca de equipe, vale a pena tentar alguns métodos para transformar a situação e resgatar o comprometimento da equipe atual. Confira a seguir algumas dicas para incentivar o compromisso de uma equipe

Desenvolva relacionamentos
Para gerar maior comprometimento entre os participantes da equipe, é preciso desenvolver um relacionamento humanizado com cada um.

As pessoas precisam entender que suas responsabilidades afetam outras pessoas, e não apenas uma instituição. Ao desenvolver um relacionamento, os contratados se sentirão mais incentivados a lutar por um objetivo, pois verão que seus atos geram impactos na vida de outras pessoas.
Muitas empresas estão tão focadas nos números, que esquecem que as pessoas são a parte mais importante de sua estrutura. Cada um tem uma vida, uma história, guerras pessoais, sonhos, é preciso enxergar a pessoa que está por trás dos números.

É preciso mostrar a importância de cada um, fazer com que vejam que são essenciais para as conquistas da empresa, e não funcionários descartáveis e substituíveis. No momento em que a equipe identificar o comprometimento da empresa para com ela, o comprometimento dela para com a empresa será restaurado.

Integre todas as pessoas
Independente da função de cada integrante da equipe, todos são importantes. As ações, por mínimas que sejam, gerarão um tipo de resultado.

Por isso, é preciso investir em integração de cada pessoa dentro da empresa. Uma equipe dividida dificilmente avançará. É importante que todos estejam com a mesma visão, buscando um mesmo objetivo.

Quando uma empresa valoriza algumas funções mais do que outras, isso pode gerar ciúmes e competição. Dessa forma, o trabalho em conjunto será prejudicado. Cada pessoa precisa entender sua importância e torcer pelo sucesso do outro, sabendo que quando um cresce, todos ganham.

Propor dinâmicas e trabalhos em conjunto, alternar pessoas e funções quando possível e realizar confraternizações, são ótimas estratégias para gerar ou melhorar a integração das pessoas.

Reconheça conquistas
Pessoas se sentem mais motivadas quando suas boas ações são reconhecidas e celebradas.

Muitas empresas são boas para cobrar de forma rígida e repreender seus funcionários por qualquer erro ou falta de resultados. Mas no momento em que o funcionário gera algum benefício ou acalçar um objetivo, esse feito é passado em branco.

Ou até mesmo pessoas que sempre acertam e conquistam, e no primeiro erro, são condenadas e penalizadas. Tudo isso gera frustração e desmotivação para a equipe. Afinal, por que se esforçar se isso não será levado em consideração?

A falta de reconhecimento está entre uma das maiores causas de queda no desempenho de pessoas no trabalho. Por isso, é importante reconhecer as conquistas da equipe e comemorar cada uma delas, por menores que sejam. Essa é uma excelente forma para resgatar ou desenvolver o comprometimento.

Melhore a comunicação
Como vimos acima, é importante desenvolver relacionamentos para gerar comprometimento. Do mesmo modo, é importante também melhorar a comunicação entre a empresa e os funcionários.

Para o cumprimento das metas e dos objetivos, é preciso que a equipe entenda o que deve ser feito. Cada pessoa precisa ter clareza do que a empresa espera de seu trabalho.

É importante sempre comunicar os projetos e planos, deixar claro quais as metas e os objetivos a serem atingidos. Assim como sempre informar qual o tempo determinado para o alcance de cada realização.

No momento de cobrança de resultados, o modo como isso será feito pode ser determinante. Conversar sobre os resultados com incentivo, auxiliará no comprometimento de forma eficaz. No entanto, usar repreensões e cobrar com pressão trará um efeito contrário.

É preciso conhecer a melhor forma para falar com cada pessoa. Respeitar cada particularidade, nível de relacionamento e considerar a maturidade das pessoas para lidar com correções mais diretas.

Proponha desafios
Uma das melhores maneiras para incentivar o comprometimento de uma equipe, é não deixar que o trabalho caia na rotina. A rotina conduz as pessoas para uma zona de conforto, prejudicando assim o comprometimento para avançar.

Propor desafios é uma maneira eficiente de fazer com que a equipe se esforce e se comprometa afim de alcançá-los. Dessa forma, as pessoas se sentem instigadas a sempre superar os seus limites.

Mas atenção, essa técnica será mais eficiente se as dicas anteriores também forem aplicadas em conjunto. Pois uma pessoa que já está desmotivada por outros motivos, não se importará muito com os desafios.

Para que haja esse comprometimento, a equipe precisa sentir que terá algum retorno, que será reconhecida, que valerá a pena.
Por isso, o desafio é um passo ótimo para a manutenção do comprometimento de uma equipe. Evitando assim, a paralisação do desempenho, do compromisso e da motivação.

Pronto agora coloque tudo isso em prática e alcance o sucesso desejado!

Assine Nossa Newsletter • Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:

 
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *