IFDBlog Responde

Thiago Sá escreveu:
Saudações IFDBlog,

Chamo-me Thiago Sá, publicitário e frequentemente acesso o IFDBlog de forma aumentar meu conhecimento a respeito do meio… Recentemente li um trecho de autoria de Ana Luiza Escorel retirada do excelente “O Efeito Multiplicador do Design” – não li o livro completamente, mas gostei do tanto que li – a respeito de uma velha polêmica: Logomarca X Logotipo X Símbolo.

Que “Logomarca” é uma gíria que deve ser evitada; acredito que todos os profissionais de design e comunicação saibam. Porém, mesmo estando ciente que símbolo e logotipo são termos apropriados para referir-se à representação gráfica da marca, possuo uma dúvida simples, porém necessária em se tratando de criar um padrão pessoal para meu escritório.

Como devo me referir em meus documentos – orçamentos, manuais, etc… – ao sinal gráfico composto de símbolo e logotipo? Logotipo somente? Atualmente utilizo marca, porém acredito que esta abranja mais do que o sinal gráfico que representa o nome da empresa.

Desde já agradeço…

Oi Thiago, obrigada pela frequência constante aqui no IFDBlog, respondendo sua pergunta, particularmente eu uso em tudo: falando, proposta, orçamento e os camblas – rs – a palavra LOGOTIPO, caso o cliente venha perguntar o que compõe o logotipo criado por você para empresa dele, ai você pode fazer todo aquele discurso.

Hoje em dia é muito raro ver tudo divido em uma proposta ou mesmo um orçamento: o logotipo custa tanto e o simbolo tanto..alias eu nunca vi, a não ser que você é contratado para fazer algum símbolo gráfico comemorativo .. e olhe lá e pensando bem você destrinchando tanto o orçamento/proposta também vai confundir o cliente pra cacilda…então use LOGOTIPO, caso o cliente perguntar: mas pera ai o que este logotipo envolve? aiiii simmmmm num papo mais cabeça você já tem uma base pra falar direitinhu com seu cliente, já esclarece que ele tem direito ao arquivo vetorizado em curvas, jpg e blablabla…

Espero ter ajudado, caso não tenha e se você quiser ouvir opiniões de outras pessoas da área entre na Comunidade do Orkut – Logomarca não Existe! tenho certeza que o pessoal será bem solicito com sua dúvida.

Um comentário

  1. Oi Thiago !

    Achei muito interessante vcter o mesmo nome do meu filho, THIAGO SÁ.

    Felicidades e muita paz pra vc.

    Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *