Pesquisar
Close this search box.

Concorrência especulativa: promover, participar?

Seis razões para o designer gráfico não participar de concorrência especulativa:

– É contra a ética profissional. Diz o artigo 12º do Código de Ética Profissional do Designer Gráfico: ” O Designer Gráfico não deve, sozinho ou em concorrência, participar de projetos especulativos pelos quais só receberá pagamentos se estes vierem a ser aprovados.”

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

– Há risco financeiro: tempo perdido é prejuízo irrecuperável.

– Há risco moral: ponto negativo na auto-estima e imagem pública prejudicada.

– Uma relação cliente-profissional de baixa confiança nunca será consistente e proveitosa para ambas as partes.

– A tendência é que o trabalho seja de baixa qualidade: por mais brilhante que seja a solução, não é design (projeto criterioso e fundamentado) pela falta de um briefing completo.

– Os riscos da concorrência se refletem nas soluções: riscos para o designer e para o cliente.

Seis razões para o ” cliente” não promover concorrência especulativa de design:

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

– É contra o Código de Ética do Designer Gráfico e, certamente, contra o Código de Ética de outras profissões de nível superior.

– Há risco de quebra de confidencialidade.

– Há riscos quanto à qualidade da solução. São muito reduzidas as possibilidades de que ela venha a resolver completamente o problema, porque em uma concorrência o profissional jamais pode ter um conhecimento completo da realidade do cliente.

– Em design, para se obter soluções de qualidade é essencial aprofundar a investigação do problema. É um intenso processo de desenvolvimento. Design não é uma simples idéia, por mais criativa e brilhante que seja.

– Uma relação cliente-profissional de baixa confiança numca será consistente e proveitosa para ambas as partes.

– Uma aparente economia inicial pode ser nula diante dos prejuízos, custos adicionais ou baixo retorno.

fonte: Texto extraído do número 23 da Revista da Associação dos Designers Gráficos / Brasil.

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *