Calma! Isso não ( mais um ) cartão de Natal virtual!

Nossa, pessoal?! O que é isso?! Parece que todas as empresas resolveram lembrar da gente nesse final de ano. É mensagens natalinas e de boas festas a torto e a direito. Eu nunca na minha vida recebi tantas felicitações como esse ano. Servidores estão congestionados, caixas de email entupidas e muita gente reclamando.

Podemos dizer que a maioria das empresas se utilizou desse momento tão bonito como motivo para enviar SPAM. É… isso mesmo, SPAM. Excluem-se, claro, aqueles que enviaram cartões para sua lista de assinantes. O resto é pura propaganda.

Como eu sou radicalmente contra SPAM e não sou muito chegado a cartão de natal com frases feitas, venho por meio desta desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo de uma maneira um pouco diferente. Vou oferecer a você algo que possa ser útil. Um artigo com algumas dicas, por exemplo. ?

Vou começar então com dicas para esse natal. Você já deve ter percebido o quinquilhão de emails que estão chegando todos os dias com frases bonitas de Natal. E se prepare que até o final do ano a coisa vai piorar. Se você está pensando em fazer o mesmo com seus clientes, sugiro o seguinte: seja diferente! Envie um cartão REAL de Natal.

Que coisa, nunca imaginei que um dia eu iria dizer que enviar cartão de Natal pelo Correio é uma coisa diferente. Mas hoje é.

Pode ser que não dê tempo de enviar nesse ano, mas quem sabe em 2005?

Enviar um email é barato, rápido e você manda para centenas de pessoas de uma vez só. Mas lembre-se: seus clientes não são bobos. Sabem como é fácil enviar um email: clicou, mandou. Já se você pegasse um cartãozinho de natal e escrevesse nele, com sua mão, aí o sentido de valor muda.

Clientes e amigos meus já sabem disso: todo ano faço questão de escrever um cartão de natal com minha própria mão, agradecendo todos eles. Se possível mando um presentinho. Se tiver que escrever 50, 80, 100 cartões, eu escrevo. Começo em novembro e vou terminar quase no Natal. Mas escrevo com minha mão, apesar da letra horrorosa.

Em uma hora escrevo 10 cartões. Ora, ora, eles merecem! Merecem muito mais! Confiaram em mim, acreditaram no meu trabalho, mesmo sem nunca ter falado comigo no telefone ou me visto ao vivo.

E outra coisa: quem é que não gosta de receber uma cartão de natal pelos correios? Garanto que a maioria não joga fora.

“Ah Bruno, mas eu tenho 5 mil clientes!”. Tá bom, o que custa mandar fazer um cartão com suas palavras e distribuir entre os 5 mil? Eles merecem! Dão muito retorno a você, o gasto que você terá será muito pequeno perto do lucro que eles deram a você durante o ano.

Falando em clientes, vou dar uma outra dica, agora uma dica de vida.

Nunca se esqueça que você deve ser amigo do seu cliente e que o CLIENTE também deve ser seu amigo. Que história é essa que só quem presta o serviço deve ser amigo? O cliente também deve ser. Acho que essa dica vale para todos nós.

Quantas vezes, logo nos primeiros emails de definição de orçamento, encontrei pessoas ríspidas, grosseiras, que tratam você como um “pau mandado”? Pessoas assim eu não atendo. Acho que é a melhor forma que temos de protestar quanto ao mal humor e a grosseria.

É preciso entender que tanto o prestador de serviço quanto o cliente devem ser AMIGOS. Amizade é uma via de duas mãos e não de uma só. Do que adianta você trabalhar num projeto se o cliente não está nem aí para isso? E do que adianta o cliente desejar um projeto pronto se o contratado não está nem aí para o trabalho?

Num projeto, seja ele de webdesign, site ou qualquer outro, os dois trabalham juntos. Tanto cliente como o profissional tem o direito de errar. Faz parte do jogo. É necessário para ambos paciência e compreensão para que a relação de trabalho possa fluir naturalmente.

Nesse novo ano, vamos parar de reclamar dos clientes. Quando somos clientes, vamos parar de reclamar dos profissionais.

Precisamos de AMIZADE e vontade de AJUDAR. Ao invés de reclamar, vamos procurar uma solução. Sempre tenha o intuito de resolver, nunca de reclamar.

No trânsito, quando nos vemos frente-à-frente numa situação de perigo, podemos ter duas atitudes: buzinar ou desviar o carro. Os que desviam, sobrevivem.

Vamos desviar dos perigos, procurando soluções. Nas filas de banco, ao invés de reclamar do governo para quem está do nosso lado, vamos contar uma piada. Ao invés de reclamar do salário, vamos sonhar com novos caminhos.

Será que ninguém percebeu ainda que somente a AMIZADE VERDADEIRA, a PACIÊNCIA e a SOLIDARIEDADE são os únicos meios de se alcançar o sucesso profissional, social e espiritual? Gente, com amigos verdadeiros você só tem a crescer! É um caminho certo! Não tem chance, com amigos ao seu lado, o único caminho será esse, o do crescimento!

Será que ninguém percebeu que isso faz parte do jogo da vida? Relacionar-se bem? Você nunca percebeu que esse é o grande diferencial de um profissional, seja webdesigner ou qualquer outro profissional? Não importa MBA, PHD, curso disso ou daquilo, se você sabe trabalhar bem e tem amizades verdadeiras, força de vontade, acorda sorrindo todos os dias, trata bem todas as pessoas, independente de quem são, quanto ganham ou se são feios ou bonitos e ainda por cima gosta de trabalhar, meu amigo, você então está com a vida ganha! Pode demorar um pouquinho mas o sucesso fatalmente virá! ?

E é isso que eu desejo, nessa empolgação, nessa onda de energias positivas que jogo nesse artigo, quero que você receba toda a minha paz e minhas vibrações para você entrar nesse ano com toda a vontade do mundo de crescer, de acordar pensando em como transformar o mundo num mundo melhor, de ensinar e ajudar aquele que precisa, sempre pensando no outro, no seus amigos, na sua família e nessas pessoas maravilhosas que habitam nosso lindo planeta, que você ainda não conhece, mais vai conhecer. ?

autor: Bruno Ávila
fonte: Estrategista

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *