Gerando boas sensações pelo design

Quando estava iniciando no caminho da internet, não havia cursos e Faculdades especializadas na área. Sendo assim, resolvi fazer Arquitetura e Urbanismo, pois possuía grande ligação com design.

Nesta Faculdade aprendi a ver o design de forma mais humana. Comecei a perceber, que além do projeto, é necessário gerar sensações agradáveis às pessoas, fazendo com que elas se sintam seguras e confortáveis.

É emocionante criar um padrão visual que consiga transmitir boas sensações. Mas o importante é determinar essa identidade visual em uma obra.

Isso também serve para criação de sites para a internet. Definir uma identidade visual para um site é fundamental.

Todos os elementos devem se identificar com o conjunto gráfico do site. Quando a home e as páginas internas de um site possuem uma identidade entre si, gera conforto ao usuário por transmitir a idéia de segurança. Pois, o usuário vai saber sempre onde está.

No entanto, mesmo seguindo um padrão, as páginas devem ter diferenças entre elas, para não cansar o usuário e para que ele perceba que o assunto é outro.

Há três fatores marcantes numa identidade visual: cores, tipografia e imagens. E, por isso, é necessário muito cuidado com estes elementos.

* Cores: Se o site tem uma cor forte, deve-se evitar utilizar esta cor em todo o site. O ideal é usar a cor na página inicial, por exemplo, e em detalhes nas páginas internas.

* Tipografia: Deve-se utilizar no máximo três tipos de fonte num site. Uma fonte para os títulos, acompanhando o logotipo da empresa, outra para os textos e uma terceira apenas se houver necessidade.

* Imagens: As fotografias devem ter o mesmo tipo de corte, de tratamento gráfico, de cores, enfim, devem fazer parte de uma família.

O visual de uma marca fica cada vez mais fortalecido com a correta utilização de elementos de identidade visual.

Quanto mais o usuário se deparar com elementos que transmitam o mesmo conceito, mais forte ficará no subconsciente dele a idéia sobre o produto ou serviço que a empresa estará oferecendo.

Seja na internet ou na arquitetura, o design sempre será uma ferramenta para gerar boas sensações às pessoas.

autor:
Caio Cunha
fonte: O Grito

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *