O perfil médio de usuários do microblog Twitter é formado por homens (61%), na faixa de 21 a 30 anos de idade, solteiros, do eixo Rio-São Paulo. É o que mostra uma pesquisa realizada pela agência de marketing promocional, Bullet, com 3.268 usuários brasileiros do serviço, entre 27 e 29 de abril.
A avaliação mostra que os usuários do Twitter são altamente conectados – passam 46,6 horas por semana na internet – e usam outras ferramentas de web 2.0. Além disso, quase 60% dos usuários são formadores de opinião e possuem seu próprio blog.
O levantamento também traz uma boa notícia para empresas que desejam promover ações no microblog. A maioria dos entrevistados (53,6%) acha interessante a realização de ações publicitárias na ferramenta, desde que sejam relevantes e 51% nunca participaram de ações promocionais no Twitter, mas têm interesse. Cerca de 70% segue ou já seguiu perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.
Comportamento e uso do Twitter
Quanto ao número de ‘tweets’, 33% dos usuários afirmam que mandam no máximo 5 mensagens por dia, enquanto 21% mandam entre 6 e 10 atualizações diariamente. Aqueles que mandam mais de 20 updates por dia são pouco mais de 6%.
A média de ‘followers’, ou seja, o número de pessoas que seguem o perfil dos usuários pesquisados é 158 pessoas. Pela pesquisa, na média, cada usuário segue 111 perfis.
A pergunta “What are you doing?”, que originou o Twitter, só é lembrada por alguns usuários. Cerca de 38% usa o serviço para dizer “o que está fazendo”. Compartilhar informações e links é a principal atividade de quase 80% dos usuários. Para 70% dos usuários, o Twitter também serve para compartilhar informações e críticas. Esse dado é confirmado por outra pergunta da pesquisa, na qual 97% dos usuários dizem clicar nos links enviados pelos perfis a quem seguem. Outros 43% dizem tentar responder todos os @replies que recebem.
Quer perceber como o Twitter ocupou espaço determinante na “vida digital” de muitos usuários? De acordo com a pesquisa, 53% dos usuários assumem ter deixado de usar outras ferramentas sociais – ou diminuído sua frequência de uso – por causa do Twitter.
A pesquisa completa pode ser consultada acima ou baixada no link www.bullet.com.br/twitter.zip
Censo no Twitter
Os dados divulgados pela Bullet são similares às informações prévias do primeiro Censo do uso do Twitter no Brasil, o #140br, que teve início em 12 de maio. Até a tarde desta segunda-feira (01/06), 11.655 mil usuários já haviam respondido ao censo.
A maioria dos participantes da pesquisa (43%) tem idade entre 19 e 24 anos. A segunda faixa etária mais frequente é a dos 25 a 30 anos, com quase 25% dos usuários. Quanto à localização, 38% dos usuários estão em São Paulo, enquanto aproximadamente 12% estão do Rio de Janeiro e 9% em Minas Gerais.
O censo do Twitter deve encerrar dia 12 de junho, mas pode ser prorrogado, caso não atinja o número de respostas desejado pelos desenvolvedores. Os resultados podem ser acompanhados pelo perfil @censobr e, em tempo real, pelo site do Twitter Central.
autora: Daniela Braun
fonte: IDGNow