Mais uma edição do famoso relatório anual da Shutterstock, o documento identifica tendências globais e locais que irão inspirar a expressão criativa e engenhosidade em 2021.
Depois do último ano, fomos encorajados pela positividade, originalidade e resiliência mostradas pela comunidade Shutterstock, que se refletiu em suas pesquisas,” disse Flo Lau, diretora de criação da Shutterstock. “As tendências deste ano giram em torno da individualidade, imperfeição, autenticidade e escapismo – apesar dos obstáculos que fomos forçados a driblar e da incerteza que enfrentamos, não faltou criatividade e inovação. Essas tendências, colhidas em bilhões de pesquisas de palavras-chave feitas por nossos usuários, estabelecem a base para o conteúdo que podemos esperar ver em resultados criativos, marketing B2B e B2C neste ano.
A 10ª edição das Tendências Criativas 2021 se enquadram em cinco categorias: Design Gráfico, Fotografia, Vídeo, Música e Tendências para ficar de olho. Confira:
TENDÊNCIAS CRIATIVAS 2021
DESIGN GRÁFICO
Tintas livremente fluídas, padrões de Tie Dye únicos e retratos de linhas retorcidas que representam Faces Surrealistas mostram aceitação da individualidade – e da imperfeição.
Palavras-chave como tie dye pastel (+2.404%), tinta à base de álcool (+381%) e arte face line (+536%) estão em alta, conforme vemos uma onda de imperfeições, fantasia e toques distintos entre texturas, fundos e ilustrações.
FOTOGRAFIA
Em alinhamento com os acontecimentos de 2020, houve uma procura de inclusão e representação, com uma tendência de aumento das buscas por não binárias (+2.300%) e pessoas autênticas (+133%). Identidade sem filtros engloba retratos autênticos e uma ampla gama de belezas em todo o mundo. O foco em Olhando para si e no autocuidado (+177%) levou muitos a direcionar a atenção no próximo ano para os simples prazeres da vida.
VÍDEOS
Os vídeos têm uma capacidade única de despertar emoções. Em Sublime foi observado um aumento nas buscas por cenas intensas e intimidantes da natureza: de praia tempestuosa (+480%) a dunas (+394%) e aéreas montanhosas (+1.396%).
A Animação Excêntrica deu aos criadores de conteúdo novas maneiras de expressar suas ideias e de abraçar estilos de animação mais divertidos e gráficos em movimento que são mais lúdicos (+13.572%) e divertidos. Essa tendência oferece uma saída animada, chamativa e colorida para criativos que não necessitam de uma equipe de produção e foge da seriedade de 2020.
MÚSICA
Houve um aumento nas faixas com Cordas – das notas ondulantes de uma cantata clássica aos sons eletrizantes e de arrepiar de um spiccato eclético. A popularidade da música que é edificante e divertida aumentou – os sons de BPM enérgico, instrumentos de corda e crescendos arrebatadores. Os vídeos e as tendências musicais, quando combinadas, produzem uma experiência sensorial distinta – sobreponha uma faixa de Cordas em um vídeo do Sublime, sente-se e aproveite.
TENDÊNCIA PARA FICAR DE OLHO
Depois dos eventos do ano passado, os criativos estão em busca do Inexplorado. Da biodiversidade decorrente dos incêndios florestais e desastres naturais, ao lançamento do SpaceX em 2020 e ao fascínio pelo espaço, e a ascensão na ioga, meditação e os fenômenos desconhecidos da conexão mente-corpo.
Além dessas dez tendências globais, o relatório Tendências Criativas 2021 descreve os principais termos de pesquisa de 26 países ao redor do mundo, desde contos de fadas sobre estilo de vida na Austrália a paisagens coloridas na África do Sul. O relatório deste ano não oferece apenas uma curadoria nos dados coletados para cada tendência de imagens, vídeos e músicas da Shutterstock, mas também imagens do Offset.
Confira a versão interativa do relatório de Tendências Criativas 2021 completo aqui.
fonte: followthecolours.com.br