SBT 30 anos – Silvio Santos responde a perguntas …

O SBT comemora a existência e persistência de uma emissora que teve suas rédeas tomadas por um dos maiores apresentadores e empreendedores do país, Silvio Santos. Há 30 anos, a emissora entrava no ar já com a proposta inédita de mostrar a solenidade de assinatura da concessão, ao vivo e em cores, diretamente do Ministério das Comunicações, em Brasília.

Diante da dificuldade de começar do zero um canal, o dono da emissora se viu na obrigação de preencher 12 horas de programação diária já que era lei naquela época. Filmes, desenhos, um pouco de jornalismo e o “Programa Silvio Santos” foram dando forma e credibilidade ao SBT.

Já no seu primeiro ano de vida, o canal conquistou uma posição de destaque em audiência, e o investimento em produções populares e infantis. Ao atender as classes C, D e E, o SBT passou rapidamente à condição de vice-líder do mercado, e aumentou sua participação em audiência no segundo ano de operação.

E somente em 1996, no dia do aniversário de 15 anos, foi inaugurado uma central de estúdios no Complexo do Anhanguera, em Osasco, São Paulo. Para a construção do conglomerado, foi preciso investir US$ 120 milhões (cerca de R$ 200 milhões). Atualmente, o complexo possui oito estúdios, restaurantes, lanchonetes, café, salão de cabeleireiro, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária, quadras de tênis e futebol, entre outros serviços. Estava consolidado o império Silvio Santos.

Com o passar dos anos, novos programas, apresentadores respeitados, como Gugu Liberato e Hebe Camargo, e telespectadores de diferentes classes sociais transformaram o SBT em uma emissora respeitada. Mas é claro que para acertar, muitos erros também fazem parte da trajetória deste canal. Programas mal explorados, grades de programação inconstantes e apresentadores pouco utilizados também estão presentes na história do SBT.

A estabilidade de uma emissora durante 30 anos é um feito que a deixa na história independente de seu futuro. Raramente (pra não dizer nunca) Silvio Santos concede entrevistas, creio eu que este foi um dos raros momentos da história da comunicação no Brasil que eu gostaria de estar presente! Abaixo segue o vídeo exibido ontem no SBT, domingo (21), no qual Silvio Santos na festa de comemoração dos 30 anos do SBT feita no Hotel Jequitimar (Guarujá) responde algumas perguntas de funcionários, confira que vale muito a pena, pra quem perdeu e trabalha com comunicação é obrigatório:

Outros vídeos você encontra no canal de vídeos no site da empresa, clique aqui.

Agradecimentos: parte do texto foi retirado do site MSN ENTRETERIMENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *