Pesquisar
Close this search box.

Rede Sociais: Nova oportunidade de negócios?

Uma recente novidade no comércio eletrônico é o conceito de Rede Social de Compras na Web.

Basicamente, esta abordagem representa a evolução do antigo conceito de Clube de Compras, grupo de pessoas que se reúnem para comprar mais barato, devido ao ganho de escala. Pode-se citar como exemplo as cooperativas de compras criadas por diversos segmentos de mercado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O fundamento das Redes Sociais de Compras está na implementação de processos de compra cooperativos, baseados na colaboração dos participantes e na inteligência coletiva.

Em sua releitura para a Internet, o modelo do Clube de Compras foi adaptado para tirar proveito das ferramentas da Web2.0 e do sucesso auferido pelas Redes Sociais na Web, como Orkut, MySpace, LinkedIn e Limão, entre outros.

Assim, esse novo formato de negócios eletrônicos, baseado no paradigma do “Business to Groups” ou “Social Buying”, cria um ambiente onde as pessoas podem se juntar para comprar melhor. Estas novas Redes de Relacionamentos permitem a criação de grupos para realização de compras com preços especiais, possibilitando aos usuários compartilhar ofertas exclusivas com seus amigos. Assim, quanto mais amigos se juntarem em um grupo de compras, melhores serão os preços disponíveis.

Como todos sabem, o conceito de Redes Sociais é extremamente popular no Brasil. Uma prova disso é a enorme audiência que o Orkut e o Limão atingiram em nosso país. Desse modo, as Redes Sociais de Compras não demorariam a estabelecerem-se aqui, a fim de aproveitarem esta característica da Internet brasileira e tentarem transformar nossas 22h47m de tempo de navegação média individual em negócios efetivos.

O principal exemplo brasileiro de portal “Business to Groups” é o Tuangr (também temos o Compra3), que ainda permite a criação de Grupos de Apostas para concorrer aos prêmios das loterias oficiais da Caixa Econômica Federal.

Esse novo modelo ainda não deslanchou no país, mas é uma nova aposta de geração de negócios na Internet.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

autor: Gerson Rolim
fonte: Camara e-net

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Uma resposta

  1. CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
  2. Olá,

    O Compra3 e o Tuangr são dois modelos de negócios diferentes. O Compra3 negocia com as lojas o preços mais baixos para poder oferecer aos grupos, (que não necessariamente são formados por amigos), as melhores condições de compra na internet.

    No Compra3 a compra ainda é imediata, quando alguém entra no grupo de compra compra na hora, sem precisar esperar pelo resto do grupo para comprar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *