Que negócio é esse de Semiótica?

A Semiótica é uma ciência relativamente nova que estuda os signos e como se relacionam, mas para muitos, de tão difícil acesso por diversas razões.

Gostaria de dar uma abordagem geral para gerar uma curiosidade sobre o tema, e facilitar a iniciação ao tema e o desejo para maiores informações.

Teve suas bases lançadas entre o final do século XIX e o início do século XX. Os princípios fundamentais foram estabelecidos por dois cientistas: o americano Charles S. Peirce e o suíço Ferdinand de Saussure.

É bem mais comum encontrar literatura com métodos para aplicação da teoria semiótica perciana à prática do design. Pode ser até porque o trabalho de Peirce tem uma forte tonalidade filosófica e Saussure aborda mais a Linguística.

Engraçado que um nunca conheceu o trabalho do outro e nenhum dos dois publicou suas teorias de forma completa em vida, mas atualmente, existe um grande esforço para formalizar, completar e desenvolver essas teorias.

Quem fez ou faz algum curso de Comunicação sabe que os signos são qualquer coisa que está para outra, ou seja, um sinal de trânsito, o recurso sonoro ou visual de uma mensagem publicitária, um aroma ou sabor que provoca uma lembrança.

Beleza, se signos podem ser qualquer coisa que comunique, Semiótica é o estudo do fenômeno da significação, ou ainda, ciência que investiga os mecanismos mentais que conduzem ao entendimento e isso na Semiótica se chama semiose.

Legal poder compreender melhor sobre Semiótica porque não adianta simplesmente criar algum projeto sem realmente levar em consideração todas as possibilidades como o público-alvo que estará consumindo este material final, personalidade da marca, e outros pontos como também, qual será a compreensão ou sentimento que esse público terá quando se “confrontar” com esta peça finalizada.

A Semiótica talvez já tenha até salvo a sua vida e você nem se deu conta. Pois um signo numa estrada pode significar uma ponte que não está mais lá, fazendo com que retorne com o carro. Já parou para pensar nisso? (risos)

É um tema bem amplo e muito interessante de se pesquisar e ler. Quem quiser, dê uma “Googleada” e compre alguns livros como o da Lucy Niemeyer – Elementos de semiótica aplicados ao design. É um livro que foi recentemente lançado pela editora 2AB e destinado a alunos de graduação e a profissionais que desejem uma aproximação com o assunto.

retirado do blog:

Assine Nossa Newsletter • Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:

 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *