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O cliente como protagonista nas campanhas publicitárias

A nova atitude das marcas, que usa pessoas comuns como protagonistas, tem como estratégia principal a ‘proximidade’ com o cliente. Quando se tem como cenário os ambientes reais dos segmentos da atividade em foco, usando pessoas e situações verdadeiras, a aproximação com o público final é muito mais intensa e verdadeira.

Numa mensagem publicitária não basta apresentar as característica do produto (ou serviço) de forma técnica. O consumidor precisa ser seduzido e criar uma relação positiva com o anúncio. A mensagem deve chamar atenção, despertar o interesse e o desejo do cliente, de forma confiável e real.

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Vamos conhecer algumas campanhas publicitárias divertidas e criativas que conseguiram achar a fórmula de fazer o consumidor se sentir identificado, através de cenas e situações cotidianas.

FULL TILT

A nova campanha publicitária da Full Tilt Poker, criada pela agência Simply Zesty, foi lançada no Reino Unido no final de 2014. Abordando a vida online, as histórias mostram fatos interessantes, relatando o prazer e a emoção dos jogadores de poker, slots e outros jogos de cassino. Essa é a chave para a nova marca de um dos maiores sites de jogos online do mundo. ??O foco da campanha do Full Tilt se concentra na partilha de experiências dos jogadores. Uma série inovadora de anúncios vai mostrar o drama de jogar online, sob o ponto de vista de um jogador, fazendo com que cada ação seja especial. Demonstrando uma batalha típica de inteligência nas mesas, as propagandas apresentam duas perspectivas: de um lado o jogo e do outro as emocionantes histórias de vida dos jogadores comuns, que passam todos os dias ocultos e têm a oportunidade de sair do anonimato.

Campanha  - Full Til

Inicialmente exibida para a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, a ideia visa incentivar jogadores de poker de todo o Reino Unido a contar suas próprias histórias. A campanha digital gira em torno de dois anúncios: ‘The Bluff’ e ‘The Call’. Foi veiculada em spots de TV, cinema, e tem uma versão impressa. Foi exibida, inclusive, nos meios de transporte público, popularizando o jogo de poker entre os fanáicos e a comunidade on-line. Contou com o brilhante trabalho do diretor de criação, Marty Busch; dos diretores de arte Aaron Goodliffe and Peggy O’Neill; e do redator Eoin O’Brien.

Estes anúncios de ponta mostram exatamente que os nossos jogos têm tudo a ver – a guerra psicológica, o blefe, a diversão e o drama que acontece durante todo o dia no Full Tilt. Uma enorme quantidade de tempo e esforço foi canalizado para a nova marca e estamos muito contentes de compartilhar a primeira das nossas histórias com o Reino Unido.

Dominic Mansour , Diretor Geral da Full Tilt

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SAMSUNG

A Samsung, na sua campanha para a categoria de linha branca no Brasil, tem como protagonistas a lavadora e secadora de roupas Ecobubble Samsung e a história de amor de três casais.

Desenvolvida pela agência Cheil Brasil, o vídeo retrata a relação de amor entre os consumidores e suas roupas. Os três casais relatam o momento do seu primeiro encontro e o filme começa com as mulheres acreditando que os homens não têm memória afetiva – afirmando que eles não se lembram nem da roupa que elas usavam no primeiro encontro. Eles conseguem provar o contrário, descrevendo, com detalhes, o visual que os encantou naquele dia.

O vídeo continua com uma surpresa organizada pelos maridos: cada um escreve uma carta de amor para sua esposa e separa a roupa que ela usou no primeiro encontro. Ao entrar em casa, as mulheres se deparam com a Ecobubble Samsung e a reação de cada uma é registrada por câmeras escondidas.

Campanha - Sansumg

Junto com o produto, está uma carta escrita pelo esposo, que termina com um pedido para que ela vista a roupa que está dentro da lavadora. No final, os casais se encontram no mesmo local da primeira vez, numa emocionante experiência que lhes dá a oportunidade de reviver o momento mais marcante de suas histórias.

“Primeiro Encontro” teve a criação assinada por Fred Sartorello, da Cheil, em parceria com a produtora Hungry Man (diretor: Gualter Pupo). O filme está disponível no canal do YouTube e no site da companhia:

OLX

A campanha “Desapegar É Só Começar”, da We Comunicação para a OLX (maior site de classificados gratuitos do Brasil), foi inspirada em uma história real e emocionante. Veiculada no início de 2014, a propaganda é estrelada por um personagem divertido e convida os usuários do site a praticar o desapego de uma maneira inusitada.

Com ações na TV, rádio, redes sociais, mídia impressa e online, uma rainha consumista mostra ao público como é fácil praticar o desapego e apresenta os benefícios de vender itens usados na OLX.

Segundo Marco Nunes, Vice-presidente de Marketing da OLX, a principal ideia foi acabar com alguns mitos relacionados à venda de produtos usados pela internet no Brasil. “Temos direcionado os nossos esforços para mostrar aos usuários brasileiros que a venda de um item de segunda mão é uma forma inteligente de dar um novo significado ao produto, que não tem mais utilidade para uma pessoa, mas pode ser valioso para outras. Além disso, o item usado tem valor e pode representar uma fonte de recursos para que o usuário adquira um item novo”, completa o executivo.

No roteiro para a TV, a rainha consumista que não tem mais espaço para aprisionar um traidor, por acumular tantos itens na masmorra e no fosso do seu castelo. O próprio condenado sugere que ela baixe o aplicativo gratuito e anuncie alguns itens na plataforma da OLX, abrindo espaço para “instalar” o prisioneiro.

Campanha - OLX

A simples mensagem foi muito bem direcionada aos consumidores e definiu a personalidade da marca OLX. A criatividade e o foco tão claros no produto permitiram um excelente resultado, tanto para os profissionais de marketing envolvidos, quanto para a empresa.

autora: Mirella Fonzar

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