Facebook Ads: Veja os erros mais comuns

O Socialbakers, empresa de análise de dados sociais, resolveu compilar erros comuns de quem decide utilizar os anúncios do Facebook para promover sua empresa.

Newsletter

Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:
 

Segundo a companhia, até mesmo profissionais da social media ainda cometem erros na hora de comprar os Ads e divulgá-los.

Confira abaixo quais os erros mais comuns e o que fazer para evitá-los.

1 • Segmentação

Não queira abocanhar o mundo – Quando você começa a especificar os critérios para promover sua campanha, o Facebook diz quantas pessoas você irá alcançar. Certifique-se de evitar alvos muito amplos ou limitados demais, sempre considere o seu orçamento e o número de pessoas que você realmente gostaria de alcançar.

Mercados diferentes – Se você quer promover uma mesma campanha para diferentes países, comece a pensar em campanhas multisegmentadas. Lembre-se que cada país tem uma cultura, idioma e costumes.

Achar que sua audiência compartilha seus interesses – Ok, você está com a campanha pronta e está louco para promovê-la no “Face” pensando que todo mundo ama sua marca. Cuidado, nem sempre seus consumidores compartilham seus interesses. Pesquisas de mercado podem ajudar a entender melhor sua audiência e o que ela realmente quer. Além disso, que tal direcionar ads para um público que potencialmente pode comprar seu produto? Experimente.

Base de dados não segmentada – Um bom ad só faz sucesso se for bem direcionado, certo? Bem, não pense que incluir contatos de uma lista enorme de e-mails selecionados sem critério algum irá ajudar sua campanha.

Idade – Segmente seu target pela faixa etária. O consumidor de 16 anos, por exemplo, não quer receber algo direcionado para alguém com 30 anos. São linguagens diferentes.

2 • Orçamento

Budget baixo – Ok, essa é a parte díficil e nem sempre o cliente está disposto a gastar dinheiro com o Facebook, mas economizar nem sempre vale a pena, especialmente quando você quer alcançar uma grande audiência. Utilize um grande orçamento para promover uma campanha segmentada por algumas horas ou alguns dias, até alcançar seu objetivo.

Duração da campanha – Segundo o SocialBakers, é recomendável que você aplique um grande budget numa campanha de período curto, e não aposte em algo grande, que dure vários dias. Tente algo menor, com budget alto e monitore a performance. Lembre-se: você pode pausar ou parar sua campanha se algo não der certo. Não perca dinheiro, nem tempo.

3 • A criatividade do Anúncio

Usar seu logo – Ok, sua campanha está no forno e você quer ilustrá-la. Daí você tem a ideia “genial” de utilizar o logotipo de sua empresa. Entretanto, ninguém além de seus funcionários e você conhece tão bem a tal imagem. Pois é, repense a imagem que irá ilustrar seu Ad, ela precisa ser chamativa.

Imagem que atrapalha seu anúncio – Uma imagem que sobrecarregue seu ad pode acabar com sua campanha. Lembre-se que o tamanho (100 x 72 pixels) é pequeno e algo grande pode tornar a campanha ilegível, além de irritar o internauta.

Não impressionar o público – Lembre-se, sua audiência terá apenas alguns segundos para observar seu ad, além disso, nem sempre é garantido que o anúncio se converterá num like. Você precisa fisgar o público de primeira.

Não seguir as normas de uso de imagem – Pense neste exemplo: seu cliente decide colocar a foto de conteúdo lascivo para chamar atenção para sua empresa. O problema é que ele vende pendrives ou algo do tipo. Péssima ideia, certo? E se ele quiser colocar a imagem de uma celebridade qualquer com o único sentido de ganhar o like de seus possíves clientes. Nada disso será válido para o sucesso de sua campanha ou do negócio de seu cliente. Visite o centro de ajuda do Facebook para anunciantes e tire suas dúvidas. ( Consulte as Diretrizes de Propaganda no Facebook )

Enganar o público – Chamadas chamativas para o Ad de seu cliente pode chamar a atenção do internauta para clicar no Anúncio, mas também fere a política para anunciantes do Facebook. Não engane seu público, além de perder pontos com ele, também poderá sofrer punições do próprio Facebook.

fonte: Adnews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *