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Como produzir um folder eficiente

Como dono de uma agência de propaganda com vários clientes que trabalham, basicamente, com ações de marketing, propaganda e promoção baseadas em materiais impressos, sou constantemente consultado sobre a eficiência dessas ações em uma realidade em que somos bombardeados por toda sorte de malas-diretas, folheto e folders, invadindo nossas casas e escritórios a cada passada do carteiro.

Se pensarmos somente sob o prisma da quantidade, a primeira resposta é afirmar que dificilmente o nosso folder vai se destacar em meio aos demais. E que uma ação dessa pode representar um desperdício de dinheiro, sem nenhum retorno garantido para o anunciante.

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Mas, antes de expressar minha opinião, vale a pena uma metáfora: aquela famosa marca de biscoitos vende mais porque é mais fresquinha ou é mais fresquinha porque vende mais? Nunca saberemos, não é? Mas o foco criado com a comunicação foi capaz de fazer todo mundo conhecer e confiar na qualidade daqueles produtos.

O exemplo acima mostra, de maneira simples e clara, que, não importa o tamanho de sua verba ou a mídia escolhida, uma regra básica deve ser sempre observada: toda comunicação precisa de foco; precisa combinar objetividade e criatividade.

É talvez aí que vejo o maior desafio na produção de um folder, seja ele institucional ou promocional. Não adianta tentar colocar em um único material tudo o que você gostaria que seu público soubesse. É preciso planejar o material e decidir qual a mensagem mais importante.

De forma mais simplificada, devido ao espaço restrito do artigo, vale considerar que todo material deve responder sempre às seguintes perguntas:

1 – O quê (qual é seu negócio ou serviço)
2 – Por quê (porque ele é diferente, melhor ou qual sua qualidade)
3 – Como (qual é seu diferencial, ou como ele tem acesso ao que sua empresa tem de melhor)
4 – Quando (para os casos promocionais, essa informação é fundamental)
5 – Onde (como chegar ao seu negócio – localização fixa, telefones, site etc)

Quanto à forma, tipo de papel, quantidade de páginas e outros importantes detalhes, consulte sempre uma agência ou um profissional de comunicação. Assim, com seus objetivos acertados, com certeza o seu folder vai se destacar dos demais e provará que propaganda sempre foi e será a alma do negócio.

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autor: Luciano Santos
fonte: Portal da Comunicação.

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