Com o pontapé inicial dado na sexta-feira passada, o Rock in Rio dura cinco dias e segue até o dia 22, no Rio de Janeiro. Mas muito antes do primeiro amplificador ser conectado na Cidade do Rock, o festival deu uma palhinha em todo tipo de produto – de uma edição especial do Fox 1.6, carro fabricado pela Volkswagem, a um game dos Angry Birds.
O evento bateu seu próprio recorde de licenciamentos em 2013, com mais de 600 itens. A lista inclui de chicletes a joías assinadas pela designer Sílvia Blumberg, passando por perfumes, óculos escuros, esmaltes e cachaças.
A estratégia de promover o festival enquanto marca é um dos segredos por trás da saúde do empreendimento, enquanto o mercado de festivais nacionais não anda bem das pernas. É o que explica Rodolfo Medina, vice-presidente de marketing e comercial do Rock in Rio.
“Nosso plano de comunicação dura um ano. O entorno do projeto acaba sendo mais importante do que os dias de festival em si. O fato dos ingressos esgotarem não muda nada”, explicou o executivo.
Estima-se que as receitas do evento, sem contar a venda de ingressos (esgotados em apenas quatro horas), cheguem a 110 milhões de reais – somados patrocínio, direitos de transmissão e licenciamento. O valor seria 50% maior do que o da última edição do festival, informou o idealizador Roberto Medina em entrevista recente à revista EXAME.
Afeto – No varejo, a conta também fecha com louvor: em 2011, última vez que o evento aconteceu no Brasil, os 350 licenciados alcançaram a cifra de 3,1 bilhões de reais em vendas, segundo dados da própria organização.
O sucesso dos licenciamentos também é consequência da construção da marca, reforça Rodolfo Medina. “As empresas associam seus produtos a uma marca aspiracional e de grande impacto no consumidor final, além de um grande poder de comunicação na mídia”, afirma.
O público que consome o Rock in Rio leva um pouco do espírito barulhento do festival, além de carregar uma grande bagagem afetiva, diz o executivo. “São pessoas que viveram o festival em 85, que não são mais tão jovens, mas mantém as lembranças e o estilo de vida. Gente que esteve lá em 91 ou 2001, ou até que está indo para o festival pela primeira vez. É uma marca que transmite irreverência, alegria, juventude”.
No festival em si, os patrocinadores criam experiências que vão além dos shows – neste ano, haverá brinquedos como roda gigante, montanha russa e turbo drop para o público. A edição de 2013 foi marcada pela entrada da Oi no lugar da Claro. Os demais patrocinadores são Itaú (como master), Heineken, Trident, Club Social e Sky. Na última edição, em 2011, os shows tiveram ainda o apoio da Coca-Cola.
O evento, criado por Roberto Medina em 1985, hoje tem edições em Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha), além do Rio de Janeiro, para onde voltou em 2011 após dez anos – e planeja uma em Las Vegas, em 2015.
7 ações das marcas no Rock in Rio 2013
SKY traz Ami James e monta estúdio de tatuagem no evento
Durante os sete dias de festival a operadora promoverá o conceito “Marcados pelo Rock”, com um estúdio de tatuagem da SKY dentro da Cidade do Rock. Nele, o renomado Ami James e outros cinco tatuadores da Body Art Tatoo tatuarão celebridades e o público. As tatuagens serão feitas em uma sala semelhante a um “aquário” emoldurado, que permitirá ao público acompanhar todo o processo conduzido por James.
Itaú vai transformar fãs em astros do rock
Patrocinador do evento, o banco utilizará a tecnologia para surpreender o público com algumas ações. A principal delas é a criação da experiência “Astro do Rock”. Depois de cadastro por biometria (digitais), os participantes serão encaminhados a um corredor, que simulará um backstage. Ao passar pelas cortinas e subir ao palco um enorme painel digital mostrará a imagem de milhares de fãs, que poderão interagir com os participantes por meio de um Kinect. A experiência completa será transformada em um vídeo de 20 segundos que será publicado no Facebook.
Redecard vai testar “A Força do Rock”
A empresa de meio de pagamento oficial do evento distribuirá 175 tablets exclusivos do festival para quem atingir o nível máximo em um medidor de força instalado na Rock Street. Os consumidores que pagarem as suas compras nos estabelecimentos dentro do evento com cartão são os que terão a oportunidade de participar da promoção.
Heineken amplia ações e aposta na sustentabilidade
Além das ações tradicionais, como a tirolesa, o “Lounge Heineken” e uma “Beer Station”, a marca traz para o evento neste ano o espaço de sustentabilidade Rock & Recycle, que vai dar prêmios aos visitantes do Rock in Rio em troca de copos descartáveis da Heineken coletados no local, que posteriormente serão encaminhados para reciclagem. Tal ação já foi realizada no Lollapalooza deste ano e atraiu filas enormes.
Oi terá orelhões temáticos
A Oi, que também é patrocinadora oficial do Rock in Rio 2013, desenvolveu orelhões temáticos que ficarão distribuídos pela Cidade do Rock. São seis aparelhos, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência. Todos ele tem design inspirado em elementos ligados ao rock, como guitarras e spikes. Esses orelhões estarão liberados para efetuar ligações locais e DDD gratuitas, para fixos e celulares de qualquer operadora.
Domino´s Pizza quer degustar novo recorde
A rede terá três lojas na Cidade do Rock e espera vender 80 mil pizzas, além de apoiar o projeto “Lixo no lixo, Rio no Coração”. Mais de 100 funcionários da marca estarão envolvidos na operação, que consumiu investimentos de R$ 1 milhão.
Coca-Cola coloca músicas nas latinhas
As latas de 350 ml e garrafas de 600 ml da Coca-Cola deste ano ganharam um aplicativo inédito, disponível para Android e iOS, com playlists exclusivas contemplando sete estilos musicais diferentes (Metal, MPB, Rock, Pop, Clássicos, Eletrônico e Hip Hop). Para ouvir, basta baixar o aplicativo Coca-Cola Zero Música, escanear a sound wave das embalagens de Coca-Cola Zero e colocar para tocar no celular ou tablet.
Bacardí Big Apple terá ações sensoriais
No espaço, com cerca de 140 m², serão promovidas ações sensoriais com o conceito “Liberdade para os Sentidos. Os visitantes poderão se divertir com um gerador de eletrostática – que deixará muitos cabelos arrepiados –, saborear maçãs verdes dispostas em uma grande garrafa do rum saborizado, observar em tempo real outro palco do festival por um big “olho”, e aproveitar um backdrop para tirar fotos. O espaço terá também paredes decoradas com garrafas e painéis de LED sincronizados com o aplicativo da marca no Facebook.
Volkswagen promove Fox Rock in Rio
A montadora lançou uma campanha publicitária do Fox Rock in Rio, que conta com a participação da banda Jota Quest. O trabalho destaca os equipamentos da série especial do modelo feito especialmente para o festival.
Lojas Americanas e seu PDV na Cidade do Rock
Será uma loja de conveniência com 60 metros quadrados, o dobro do tamanho da que foi montada na edição de 2011, e com sortimento ampliado. Além dos CDs e DVDs, o público poderá comprar chocolates, biscoitos, pilhas e itens de higiene.
Produtos feitos com exclusividade para o festival, como ursos de pelúcia, capas de iPhone e ecobags, também estarão à venda. Haverá ainda uma cabine de fotomontagem para o público postar imagens nas redes sociais e wi-fi grátis.
Novo Bic Flex 4
A BIC vai apresentar ao público o BIC Flex 4, o primeiro barbeador recarregável da empresa, através de ações de degustação, onde o participantes poderão tirar fotos com acessórios e brincar com diversos modelos de barbas disponíveis. As imagens serão postadas, em tempo real, na página da BIC Barba no Facebook.
EDP vai carregar celular dos rockeiros
A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, oferecerá um ponto exclusivo de recarga para celulares e ipad com acesso à internet aos frequentadores da área vip do Rock in Rio 2013.
autora: Mirela Portugal
fonte: Exame Marketing