Como desenvolver um Newsletter de sucesso

Para que seu Newsletter ou Informativo por e-mail tenha sucesso é preciso atenção para diversos pontos que iremos tratar neste artigo. Um bom newsletter é aquele que a cada edição faz o leitor pensar assim após sua leitura: “Poxa, realmente valeu a pena receber e ler este newsletter”.Quando você não conseguir gerar esta reação ou pensamento em seu leitor não tenha dúvida que ele irá solicitar o cancelamento do recebimento do seu newsletter. Por isso vamos a algumas dicas de como produzir um bom newsletter.

A) Entrada e Saída
Nunca envie informativos por e-mail para pessoas que não tenham solicitado o recebimento. Nunca compre estas listas de e-mail que se costuma vender por ai como “mala direta eletrônica”. Esse tipo de pratica tem nome e se chama SPAM.

Você deve permitir que o próprio dono do e-mail cadastre seu endereço em um formulário via web indicando o interesse de receber seu newsletter.

Com a mesma facilidade que ele entra ele deve poder sair. Deixe no próprio formulário de assinatura a opção de cancelamento da assinatura. O seu visitante se sentirá mais seguro ao ver que poderá assinar e cancelar a assinatura do seu newsletter quando bem entender.

Quando um visitante solicitar que seu endereço seja retirado da lista de e-mails que recebem o informativo retire imediatamente. Não cometa o erro de enviar outro informativo para ele.

Deixe bem claro no Newsletter que a pessoa só esta recebendo aquele informativo porque se inscreveu no mesmo através do endereço XXX do seu site. Fale também que caso ela queira deixar de receber o informativo basta cancelar a assinatura pelo formulário da página xxx ou basta responder a mensagem com o subject: REMOVER. É claro que você deverá ficar de olho para ver se alguém pede para ser removido.

B) Conteúdo
A escolha do conteúdo do newsletter é fundamental. Você deverá satisfazer Gregos e Troianos. Tenha certeza que se você não agradar vários leitores irão solicitar o cancelamento da assinatura do seu newsletter.

1. O assunto tratado no newsletter deve ser de interesse dos assinantes. Se os eu site fala sobre MUSICA JAZZ não envie um artigo falando sobre o novo grupo de PAGODE que saiu no Gugu. Se o seu site fala sobre Automóveis o seu visitante quer receber newsletters que falam sobre Automóveis.

2. Coloque o nome do editor dos artigos. Pessoas gostam de se relacionar com pessoas e não com empresas. Por isso é importante que o leitor saiba o nome das pessoas envolvidas com a produção dos artigos e do newsletter.

3. Seja prático e principalmente didático. Quando alguém assina um newsletter é porque esta interessada nas informações que poderá obter gratuitamente via e-mail com aquela assinatura. A pessoa lê o newsletter acreditando que a leitura será útil, irá acrescentar alguma coisa. Pense nisso na hora de escrever.

4. Evite textos muito técnicos e pouco práticos. Não tente provar que você sabe muito, tente ensinar um pouco do que você sabe para os que estão lá do outro lado. Seja prático.

5. Prefira o envio dos newsletters formado de texto puro. Quando você utiliza o formato de e-mail em html você já estará perdendo em media 20% dos seus assinantes que utilizam programas que não permitem a leitura correta de e-mails em HTML. Alguns vão ler o newsletter todo deformado, outros nem conseguiram ler e 20% do total ficará sempre de fora. Fora isso o newsletter em formato texto é mais rápido na hora de enviar e receber a mensagem. Mesmo assim se você preferir enviar em formato HTML cuidado com o uso de imagens. Se você resolver enviar as imagens anexadas, cuidado com o tamanho do e-mail. Basta você enviar um newsletter em um e-mail maior de 20kb que você já estará incomodando e estimulando a saída de assinantes. Se você preferir linkar as imagens lembre-se que a grande maioria das pessoas conecta na Internet, baixa seus e-mails, desconecta e faz a leitura off-line. Isso deixará seu newsletter cheio de erros e provocará uma ma impressão.

6. Se você esta publicando um artigo no seu newsletter evite que este tenha mais de 300 palavras. Basta o seu leitor bater o olho em um texto muito grande que ele começa a pensar duas vezes antes de começar a ler. Tempo é coisa rara pra todo mundo hoje em dia. Se você esta apenas descrevendo links que levarão a mais informações em páginas do seu site utilize no máximo 100 palavras para descrever e logo abaixo coloque o link.

7. Quando publicar links no seu newsletter cuidado para que o endereço não seja muito longo. Alguns programas podem quebrar o endereço e isso tornará o acesso a partir do simples clique sobre o link complicado.

8. Na parte superior do newsletter coloque a lista de todos os TOPICOS que serão tratados no e-mail como se fosse um índice. Isso faz com que o leitor de atenção para todos os textos, mesmo os que ficaram lá no final. Pela lógica os assuntos mais importantes devem ser colocados no inicio já que os textos do final dos informativos são menos lidos.

9. Capriche nos títulos dos textos. Normalmente é na hora que se lê o titulo que o leitor decide se vale ou não a pena ler o resto. Prefira utilizar perguntas ou afirmações que estimulem a curiosidade do leitor. Ex: Quer saber como fazer isso? 10 dicas de como fazer aquilo. Aprenda mais sobre isso.

10. Você pode colocar textos publicitários no seu newsletter. Para que o mesmo não fique chato, use a seguinte regra: 80% do conteúdo deve ser informativo e útil para o visitante e apenas 20% deve ser destinado a textos publicitários. Coloque estes textos entre um tópico e outro do newsletter. Nunca coloque a publicidade logo no inicio para evitar que o leitor simplesmente delete todo o newsletter. Coloque a publicidade logo depois de um texto interessante. Se for possível relacionar a publicidade dentro do próprio artigo ou de forma que existe alguma coisa haver entre o artigo e a publicidade o resultado será muito positivo.

11. No final do newsletter estimule a publicação e a divulgação do artigo da seguinte forma: “Gostou deste artigo? Envie copia dele para seus amigos”. Você também pode transmitir a seguinte idéia: “Você tem a nossa autorização para publicar, divulgar, agregar este conteúdo a seu site, jornal, revista e ao seu próprio newsletter”.

Por: Equipe Neosite
Fonte: Neosite

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