Stop Online Piracy Act é um projeto de lei que está a dias no congresso dos estados unidos, e estabelece, em todo o território americano, um mecanismo de censura similar o usado na china, Síria e Irã, com o intuito de “Perseguir a Pirataria Online”, ou seja combater as práticas sociais históricas de, alternativamente, ter acesso e divulgar qualquer obra cultural (Baixar, Hospedar, Compartilhar ).
O que Diz a Lei?
Uma vez que um site for denunciado, todos os outros que forem relacionados a ele, e não querem ser envolvidos, tem 5 opções:
ISP: bloquear seu DNS.
Hosting: Bloquear o acesso ao site
Publicidade: bloquear publicidade
Serviços de Pagamento: congelar os fundos
Links: Todos os links do site seriam removidos
(Imagine o Google Sem Seus Resultados De Pesquisa?!)
O que mais seria Bloqueado?
TOR, Torrent, Fóruns, Comunidades, DNS alternativo, Proxies VPN, e os provedores de Internet seriam praticamente obrigados a vigiar os e-mails, em busca de links.
Mas Vai Afetar Somente os EUA, certo ?
Errado. A lei tem validade apenas em território estadunidense, mas vale lembrar que quase todos os sites que usamos diariamente, como Facebook, Twitter, Youtube, Google, Serão afetados, pelo simples motivo de a maior parte da rede se concentrar no país, e que muitos sites locais são hospedados em servidores localizados nos EUA, e que estão sob sua jurisdição legal. Os EUA também hospeda serviços básicos na rede, como domínios (.com, .net e .org) e ainda que pertençam a sites fora de seu território, a partir de agora poderão ser inabilitados, sem importar com o que fala a jurisdição de seu país. Também haverá mecanismos de serviços de conexão, serviços de pagamento online, e serviços de publicidade, uma vez que se veja necessidade de bloquear seus serviços em sites “Suspeitos”.
Para Completar
Sites que estão protestando contra o SOPA, alguns com sacadas geniais
O apagão na internet contra o SOPA
20/01/2012 | Sopa é retirada da pauta do Congresso dos EUA