O Eye Tracking ( Rastreamento do Olhar ) é uma das ferramentas mais modernas e eficientes que existem hoje para a realização de pesquisas de neurobusiness. Com extrema rapidez e perfeita precisão, o Eye Tracking monitora o movimento ocular das pessoas, permitindo ao pesquisador saber exatamente para onde a pessoa olhou, quanto tempo e quantas vezes olhou, qual foi o caminho percorrido por seus olhos e muito mais.
Devido à gama de informações geradas pela ferramenta, as análises são infinitas. O Eye Tracking pode ser utilizado em diversos trabalhos, como: comunicação, embalagem e gôndola, psicolinguística, interação humano-máquina, psicologia, etc.
Além disso, pode ser trabalhado com o complemento de outras ferramentas, como o EEG – Eletroencefalograma, Leitura Facial, entre outras, que enriquece ainda mais a análise, proporcionando um profundo entendimento do comportamento real das pessoas, ponto falho nas atuais pesquisas tradicionais ao consumidor, principalmente nas abordagens quantitativas.
A equipe do Bussiness Insider reuniu 29 mapas desde propagandas a gondolas que mostram realmente aonde as pessoas olham, confira:
Anúncio Revista – Dolce & Gabbana
Todos olham para o rosto da atriz Scarlett Johansson.
Animações
Aqui você pode ver o que os olhos seguem em diferentes animações
Embalagem – Carne
Neste pacote de carne, primeiramente eles olham a carne na direita, logo em seguida olham a etiqueta com preços e mais detalhes, e em terceiro lugar olham o adesivo logo abaixo.
Quadro – Santa Ceia
No quadro o foco se concentra em Jesus e seus apóstolos, em seguida naturalmente o olhar se dispersa no espaço existente entre as duas janelas no fundo.
Prateleiras – Supermercado
A maioria das pessoas se concentram nos preços.
No gráfico abaixo uma trama do olhar verificando uma prateleira cheia de shampoo
Anúncio Revista – Porche
Ninguém se preocupa com o carro, eles preferem ler.
Anúncio Revista – Olhar do Homem x Olhar da Mulher
Os homens passam mais tempo olhando para a mulher, enquanto as mulheres ler o restante do anúncio.
Observe que os homem não olham o sapato.
No exemplo abaixo, os homens fixam o olhar mais no dorso do homem do que as mulheres, que apenas focam no rosto.
No exemplo de um perfil de uma mulher numa rede social (img. esquerda), ambos os gêneros olham para o rosto na mulher, já no exemplo direito, em um perfil masculino, ambos os gêneros preferem ler o texto.
Anúncio Revista – Shampoo Garnier
Apesar da longa barba, as pessoas ainda se concentram no rosto do modelo.
Gondolas – Lojas
Coloque um produto ligeiramente à esquerda no centro de exposição em uma loja para obter o máximo de atenção.
Jornal – NY Times
Há muita coisa acontecendo nesta versão do página do New York Times ‘. As imagens e caixas de texto especiais venceu.
Anúncio Revista – Smartwater
Fizeram um bom trabalho neste anúncio da Smartwater, levaram as pessoas a percerber primeiramente a garrafa de água como também o ombro do modelo.
Anúncio Revista – Sunsilk
Nestes anúncios da Sunsilk, mostram que apenas colocar trocar a imagem do rosto bonito não é suficiente. Não importa onde a modelo está olhando.
Anúncio Revista – Pepsi
Neste anúncio a lata de Pepsi é tão atraente quanto o rosto da mulher.
Anúncio Revista – Jóias
Veja o quanto as pessoas olharam as jóias neste anúncio.
Website – Banners
Nesta imagem abaixo mostra a “cegueira dos banners”, revelando um grande problema no posicionamento deles.
Website – Google Search
No Google, as cinco principais listas na página tem a máxima atenção. Todo o resto é considerado abaixo da dobra.
Facebook – Feed de Notícias
No Facebook, as imagens atraem mais os olhares.
Partida de Futebol
O foco do olhar das pessoas fica concentrado no jogados com a bola que e no outro jogador que teoricamente a receberá.
Outdoor – Chello
Mesmo que a foto do homem não seja grande neste outdoor, a maioria as pessoas concentram o olhar no texto à esquerda.
Fotografia – Olhar Homem x Olhar Mulher
A mulher tende a olhar primeiramente o rosto para depois olhar o rosto…
Enquanto os homens concentram mais na virilha.
Ponto Turístico – Las Vegas
O que as pessoas olham quando eles vêem esta vista de Las Vegas? O olho olha para a frente e depois vira de volta para a esquerda.
Currículo
Nos seis segundos os recrutadores veem o curriculo, seus olhos focam no nome, títulos de cargos atuais e anteriores as datas, e educação.
A maiorias destas imagens foram cedidas pela Sticky, empresa que disponibiliza a outras a conduzir o próprio teste online de “eyes tracking” em suas peças.
tradução: IFD
via: Bussiness Insider