Quantas dúvidas surgem no momento de avaliar o desempenho de um site. Algumas ferramentas, como o Google Analytics, nos auxiliam a entender o que está acontecendo em um site por meio de métricas, que muitas vezes são mal interpretadas pelos administradores da página. É o caso da taxa de rejeição alta.
Uma das métricas que mais geram dúvidas é a temida taxa de rejeição – se ela está alta, é sinal que o site não está performando bem. Calma, não é bem sim!
Primeiramente, o nome taxa de rejeição é uma tradução imprecisa do termo original bounce rate. Naturalmente, o nome assusta as pessoas e tende a criar um certo alarde, fazendo com que a grande prioridade passe a ser, a qualquer custo, a diminuição da taxa de rejeição.
Taxa de rejeição alta é métrica secundária
Por isso, é importante entender tecnicamente o que é uma rejeição. Evitando entrar em muitos detalhes técnicos, ela ocorre quando um usuário chega até o seu site, visualiza uma página e abandona o site sem visualizar nenhuma outra página.
Isso pode parecer assustador, mas garanto que em vários casos não é o fim do mundo! Por exemplo, se você tem um blog, escreve um post e divulga nas redes sociais, o comportamento normal de quem clicar no link será ler o post e depois abandonar o site.
Isso não significa que o usuário rejeitou sua página. É apenas um comportamento “padrão” dos usuários.
Aliás, é bem possível que a pessoa que teve esse comportamento tenha inclusive gostado bastante do conteúdo e até mesmo compartilhado em suas redes sociais.
Ressalto que também não se pode confundir taxa de rejeição com taxa de saída do site. Apesar de parecer a mesma coisa, as duas têm significados totalmente diferentes.
A rejeição mostra quando uma pessoa acessa apenas uma única página e sai do site; a saída mapeia o comportamento do usuário e aponta quantas pessoas estão abandonando o site a partir de determinada e última página visitada. Confesso que é mesmo difícil de entender!
Taxa de conversão é importante
O importante é se preocupar com as verdadeiras métricas de negócios, como a taxa de conversão. É neste tipo de métrica que realmente devemos nos concentrar, porque mostra onde e como o site está gerando dinheiro.
Métricas secundárias como taxa de rejeição ou tempo médio no site muitas vezes têm mais a ver com vaidade do que com resultados efetivos de negócio.
autor: Rafael Damasceno
fonte: [Webinsider]