Atitudes e ações repetitivas e ultrapassadas na direção da empresa precisam mudar
Acordo todos os dias verificando o relógio e olhando para a janela. Que dia é hoje? Estou em contagem regressiva para o fim do período Cretáceo. Para quem não se lembra, essa época da nossa história era dominada pelos dinossauros. O fim deste período é determinado justamente pela extinção destes animais primitivos, com a entrada da Era Glacial. O meteoro que causou a transformação na terra já caiu de novo por aqui, com as revoluções provocadas pela geração Y, pela internet e pela economia, mas os dinossauros teimam em sobreviver.
Esses dinossauros são os executivos de Marketing ultrapassados que estão comandando muitas das empresas no Brasil. São os que se lambuzam no farto banquete da publicidade, dos BVs. Os que ignoram o mundo digital. Os que dão as costas para a mudança do consumidor. Os que ainda desenvolvem produtos sem olhar para as tendências e fazer pesquisas. Estão pouco se importando com métricas, com o retorno sobre o investimento e com os clientes. Estão apenas preocupados com os acionistas, mas esquecem quem realmente paga o seu salário.
O que me deixa feliz é que, mais dia, menos dias, os dinossauros serão varridos da face da terra, assim como aconteceu há centenas de milhares de anos. O grande problema é que ainda nascem alguns babyssauros. E eles são extremamente nocivos, não apenas ao Marketing, mas a si próprios, pois eles habitarão um mundo que não existe mais. Resta aos jovens profissionais de Marketing inaugurarem uma nova era. Muitos já estão nela. Mas ainda vejo outros tantos fora.
Geração Z
Fazer Marketing hoje é muito mais fácil e mais complexo. Ao mesmo tempo em que temos uma infinidade de ferramentas e facilidades que não existiam há 20, 30, 40 anos, a engenharia para se conceber um produto se tornou improvável, imponderável. O operacional é feito com um simples toque no mouse, mas o estratégico precisa de muitas cabeças que pensem fora da era jurássica.
Vivemos em uma época em que é fácil ficar ultrapassado. Nenhuma empresa hoje é capaz de monitorar todas as tendências que nos cercam. É nossa obrigação, no entanto, fazer o máximo para promover novas tendências. Inovar. Ficar olhando o que o concorrente está fazendo há muito tempo deixou de ser uma estratégia inteligente. É como esperar o meteoro cair na sua cabeça de novo.
Os novos tempos requerem novos profissionais. Novas atitudes. A geração Y já está tomando o seu lugar na janela do avião. Eles mudaram tudo e ainda transformarão muitas coisas. E vem aí a geração Z. É aquela pessoa que quando vê você olhando para o nada, desligado, no famoso mundo da lua, pergunta se está offline. E, se você responde que sim, ela diz que também não está conectando muito bem.
fonte: Mundo Marketing