O surgimento das startups está elevando a popularidade de modelos de planejamento e plano de negócios mais didáticos. Entre eles está o Modelo Canvas de Negócios – uma proposta simples, que com a utilização de quadros, descreve e inter-relaciona todas as variáveis de um negócio. O mapa constituído pelo canvas não exclui a necessidade de um modelo de negócios tradicional, mas possibilidade sua rápida visualização e reestruturação.
O modelo divide a empresa e seus processos em nove diferentes quadrantes. Os quadrantes à direita se referem ao cliente, o relacionamento, canais de venda e atendimento. Na parte inferior, o faturamento e receitas provenientes dessas relações.
Ao lado esquerdo, está a cadeia de fornecedores, parcerias estabelecidas e principais atividades envolvidas, bem como a estrutura de custos. Ambos os lados são conectados pelos valores propostos.
“Desenhando” um esquema de trabalho
A função do diagrama é didaticamente “desenhar” o plano de negócios, construindo passo-a-passo uma estrutura que demonstre como o empreendimento irá funcionar e, por vezes, revelando falhas ou aspectos incompletos.
Neste vídeo você confere como utilizar o modelo Canvas.
fonte: Blog HSM
Uma resposta
Achei muito interessante esse seu post e video sobre o modelo canvas.