O significado de SEO é Seach Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.
O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.
Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardado a sete chaves pelos site de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em um busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.
O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.
Existe também o lado negro do SEO conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto invisível ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.
Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.
Conheça algumas ferramentas SEO que podem ajudá-lo no processo de otimização do seu site.
Na estratégia de marketing de busca, são necessárias ferramentas para que se possa tirar o máximo das ações tanto de links patrocinados como de otimização para busca (conhecido como SEO – Search Engine Optimization). Para facilitar o trabalho, esta página reúne alguns links. Ela será constantemente atualizada com novas ferramentas.
Alexa, PageRank e popularidade
- Comparar popularidade no Alexa
- Checar o Google PageRank
- Prever o próximo PageRank (en)
- PageRank em diferentes datacenters
Palavras-chave
- Ferramenta de palavras-chave do Google
- Ferramenta de palavras-chave do Yahoo
- Ferramenta de palavras-chave da Microsoft
- Ferramenta de palavras-chave do Word Tracker
- Ferramenta de palavras-chave da Keyword Discovery
- Palavras-chave com Grafia trocada
- Verificador grafia trocadas de palavras da Microsoft
- Comparação entre palavras – Google Trends
- Comparação entre palavras da Microsoft
Robots.txt
Meta tags
- Analisador de meta tags
Links e Backlinks
- Verificador de backlinks do Yahoo
- Localizador de links quebrados do W3C
- Validador de código do W3C
- Checar a velocidade e peso da página
Links patrocinados
Diversos
- Checar domínios no mesmo IP
Site com dicas
- Seo Brasil
Blog que traz dicas bem válidas para otimizar seu site ou mesmo seu blog, destaque para parte de tutoriais, vale a pena dar uma navegada no blog inteiro
fonte: Marketing de Busca