Tema desconhecido ainda para muitos profissionais, o marketing é uma importante área e valiosa ferramenta para auxiliar na captação e manutenção de clientes. Por já ter vivenciado inúmeras dificuldades do dia-a-dia no mercado e por ter trabalhado durante muitos anos na área clínica e também na área comercial, com vendas e marketing.
O Marketing é a ciência e a arte de conquistar, manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles. As áreas do marketing incluem: pesquisa, planejamento, produção, promoção e propaganda, logística, relações úblicas, vendas, entre outras. Portanto, o marketing não é propaganda e propaganda não é marketing. A propaganda é portanto uma área do marketing.
Profissionais da área da saúde utilizam pouco o marketing
Para os profissionais da área da saúde, o marketing ainda é muito pouco utilizado, até pelo desconhecimento de seu significado e aplicação. O marketing é uma ferramenta fundamental para auxiliar na conquista de mercado de qualquer empresa ou profissional, além de garantir a sua permanência no mercado se for bem executado. Portanto, não se restringe a ser utilizado apenas por empresas e deve também fazer parte das estratégias de formação de imagem e conquista de mercado dos profissionais, de qualquer área.
É comum observarmos os profissionais reclamarem de falta de reconhecimento profissional, falta de valorização e baixos salários. Muitos destes problemas advêm da falta de conhecimento da área de marketing.
O médico aplica mais os conhecimentos de marketing
Na área da saúde, o médico ainda é o profissional de maior destaque, até porque é uma das profissões mais antigas das quais se tem notícia e também porque estes profissionais apresentam mais espírito empreendedor. Isto significa que ele é um profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano, desenvolve e realiza visões para as organizações. São profissionais que não tem medo da mudança e a encaram com uma nova oportunidade de crescimento. O sucesso profissional está diretamente relacionado com a capacidade de se comunicar e se relacionar, com a auto-estima, com a capacidade de traçar metas, ou seja, saber o que se quer, com a dedicação ao trabalho, com uma ambição sadia e também de saber fazer negócios. Na prática, consciente ou inconscientemente, o médico aplica mais os conhecimentos de marketing.
Ambiente competitivo para o profissional da área da saúde
O profissional da área da saúde se depara hoje com uma maior oferta de profissionais no mercado, existe um nivelamento do conhecimento e quem se graduou no Rio Grande do Sul possui conhecimentos similares ao profissional que se graduou no Rio Grande do Norte. A concorrência está mais acirrada em todas as areas, inclusive para os médicos, existe uma sobreposição dos serviços profissionais com a “invasão” de alguns profissionais em áreas que não são de sua competência. Por isso é fundamental investir em um diferencial competitivo e também em ações de marketing.
Como o marketing pode auxiliar no desenvolvimento profissional.
O marketing avalia o mercado, as tendências, novas oportunidades, a concorrência. Isto significa que todos devemos conhecer melhor quem são os nossos clientes, devemos saber captar mais e melhores clientes, devemos saber como é o mercado em que atuamos, devemos também conhecer a concorrência e saber quais são as suas estratégias de marketing, para podermos então traçar as nossas estratégias e fazermos melhor que a concorrência.
Dicas úteis para os profissionais da área da saúde
– Estude mais sobre o assunto.
– Conheça mais sobre empreendedorismo e procure desenvolver as características que o mercado de trabalho necessita.
– É de fundamental importância gostar de “trabalhar com gente”. Saber se relacionar é uma arte e todos precisamos investir mais em nossos relacionamentos e ampliar o networking.
– Cuide mais de sua aparência, de sua postura e do seu visual. Saiba como realizar um bom marketing pessoal. Se vista adequadamente e evite roupas chamativas, decotes, saias curtas, roupas transparentes, muito justas e inadequadas para a ocasião. Os acessórios devem ser discretos.
– Lei mais. Isto ajudará no desenvolvimento de seu vocabulário.
– Cuide de sua gramática. Erros de gramática podem depor contra você.
– Sorria mais. O sorriso abre portas e os clientes gostam de se relacionar com pessoas felizes, alegres e bem humoradas.
– Arrisque mais, tenha mais atitude, ouse mais. As pessoas ousadas e que arriscam mais conseguem captar mais e melhores oportunidades.
– Mantenha contato freqüente com os seus clientes potenciais e atuais.
– Aprenda como captar e manter clientes e a desenvolver relacionamentos mais lucrativos com eles.
autora: Celiane Gonçalves
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