A época de festas do final do ano se aproxima, e com ela, ótimas oportunidades para o e-mail marketing. Confira a seguir um guia de como direcionar sua estratégia para otimizar seus resultados e aproveitar o grande fluxo do comércio nesse período.
Normalmente, o marketing de fim de ano começa suavemente, em finais de agosto, e aumenta em volume rapidamente no início de outubro. Em novembro, estará a todo vapor. Em 2008, a Chad White reportou que os e-mails de Natal disparados por grandes redes de atacado e varejo atingiam uma porcentagem de 20% em meados de outubro, 70% em meados de novembro e perto de 90% em dezembro. O mesmo é esperado para este ano, e os consumidores procuram sempre pela melhor oferta.
Como todas as estratégias sólidas de e-mail marketing, relevância e frequência são a fundação para sua estratégia de Natal. Se há pouca comunicação, um consumidor em potencial pode comprar produtos de um competidor que estava se comunicando e ocupando o top of mind. Lembre-se: relevância é a regra principal. Segmente sua lista e mande mensagens com conteúdo que você sabe com certeza que vai gerar interesse. Use registros de compras e acessos em emails anteriores para ajudá-lo nessa tarefa.
Cinco passos para uma estratégia de e-mail marketing de Natal:
1. Identifique os produtos que você vai anunciar neste fim de ano, e em quais meses você vai promovê-los.
2. Defina suas ofertas promocionais e o tempo que elas durarão. Considere colocar ofertas mais fortes primeiro, para alcançar os consumidores antes que eles tenham gastado todas as suas economias.
3. Segmente sua lista o máximo possível. Use seus dados de preferências, atividades de leitura e cliques, para tornar a comunicação específica e relevante.
4. Planeje seu calendário de desenvolvimento com inteligência. Olhe para suas performances de campanhas passadas e aprenda com seus acertos. Acertar datas com antecedência também permite que seu time de criação desenvolva trabalhos com antecipação.
5. Use o design ao seu favor. Especifique a oferta claramente e capriche na descrição e assunto do e-mail para atrair atenção imediata.
fonte: softmail blog