Por mais estranho que pareça, marketing tem pouco a ver com vendas, mas tem muito a ver com a criação de circunstâncias que façam da venda o próximo passo lógico e apropriado. O marketing ajuda a estabelecer um clima no qual a força de vendas pode mostrar todo o seu comprometimento. Para se obterem ações bem-sucedidas de marketing, é preciso planejar antes de tudo, estudar o ambiente e os cenários com profundidade, avaliar os valores e as variáveis críticas, considerar os prós e contras, inclusive as oportunidades e ameaças. Os objetivos devem ser claros, mensuráveis e factíveis.
Pode-se dizer, em linhas gerais, que um programa de marketing de sucesso faz com que empresas e pessoas se diferenciem dos demais, desde que consiga apresentar uma identidade forte, foco nas suas atividades, um excelente posicionamento, alta visibilidade, atenção aos detalhes e eficácia na comunicação para o mercado, quando é percebido pelo público-alvo, deixando-o encantado. Normalmente, quando uma necessidade é levantada, quem é lembrado primeiro tem uma marca forte e, geralmente, leva à venda.
Em muitos ramos, é bastante comum ver empresas concorrentes copiando o marketing umas das outras. Ser um clone faz com que elas se tornem vulneráveis e sempre em desvantagem competitiva. No entanto, lamentavelmente, muitas vezes, clientes deixam de se relacionar com empresas e pessoas, porque se sentem ignorados ou esquecidos. Quando isso ocorre, buscam novos relacionamentos para ver se alguém lhes dá a atenção que merecem.