Utilizar bem o email marketing não é somente disparar mensagens para sua base de dados, é algo mais: prática e habilidade
Ao participar do planejamento, criação, execução ou análise de campanhas de email marketing, você se torna um elemento importante para os bons rendimentos de sua empresa. Afinal, as campanhas de email marketing, além de terem impacto direto nas vendas, são essenciais para conquistar novos clientes e fidelizar a base já existente.
Utilizar bem o email marketing não é somente disparar mensagens para sua base de dados. É algo mais: prática e habilidade. Campanhas mal estruturadas têm resultados opostos ao esperado e acabam afastando as pessoas que se propunham a conquistar. Por isso, um bom uso das estratégias e tecnologias disponíveis é essencial para se destacar da concorrência. Por isso, apresentamos aqui algumas dicas para você usar ainda melhor o email marketing e aumentar o potencial de negócios, a cada clique.
Em primeiro lugar, um dos processos em que é preciso prestar muita atenção é o A/B Test ou Teste A/B, ou seja, o teste de retorno da campanha. O método propõe o envio de duas peças de e-mail marketing a pequenas partes do mailling, antes mesmo do start-up definitivo. O teste avalia a melhor performance, por exemplo, da linha de assunto ou do conteúdo do email. Isso possibilita enviar definitivamente a peça que obtiver o maior retorno.
Por isso, em vez de apostar todas suas fichas no lançamento de uma campanha, considere testar seus conceitos através deste processo. E, se necessário, a partir dos resultados apresentados reveja suas ações e retorne ao estágio de planejamento. Caso contrário, você poderá gastar recursos sem garantias de retorno sobre o investimento.
Outra estratégia igualmente valiosa é a Co-registration. Significa compartilhar com parceiros de negócios, informações coletadas através de formulários de cadastro.
Por meio da co-registration, o usuário fornece seus dados em troca de algo valioso para ele, que pode ser um white paper ou integrar o mailling de uma newsletter semanal, por exemplo. E, diante disto, nada melhor que reunir empresas com conteúdo a agregar e serviços a oferecer, como objetos de persuasão. As empresas, em face de um acordo pré-estabelecido, recebem os cadastros compartilhados, contam com a alta relevância de cadastramentos espontâneos e pré-validação diante de double opt-in.
Todo o processo deve ser claro para o usuário, ou seja: ele deve ser informado que os dados coletados serão compartilhados com os parceiros, sempre evidenciados. Também deve existir a opção para o usuário decidir se deseja que seu cadastro seja compartilhado.
E que vantagens a co-registration pode trazer? Apresentando nosso próprio website como case, detectamos que 64% dos usuários, no momento do cadastro, optam por receber informações dos parceiros apresentados. Pense nisto com uma forma de impulsionar o crescimento de sua base opt-in. Proponha este modelo a parceiros que possam agregar relevância ao seu negócio e possam também ter sua relevância incrementada com o oferecimento dos produtos ou serviços de sua empresa.
Em qualquer estratégia para melhorar o uso do email marketing, os emails transacionais não podem ficar de fora. Este processo propõe a prepararação de mensagens personalizadas, enviadas automaticamente para cada um de seus clientes. O envio se dará a partir de um critério ou um conjunto de critérios pré-estabelecidos de forma estratégica, para que o conteúdo da mensagem seja sempre relevante e adequado ao perfil dos diferentes destinatários.
Apresentado nossa plataforma de email marketing como case, em média, 14% dos usuários respondem a emails transacionais agradecendo pelo atendimento pró-ativo ou relatando dificuldades anteriormente não reportadas. Utilizamos este feedback para melhoria contínua do produto e para fidelização.
Apesar de ainda pouco discutido, o conceito de email transacional pode ser encontrado em diversos formatos, tais como: oferecimento de produtos de interesse do usuário, mediante histórico de navegação ou compras; notificação sobre disponibilidade de produtos; comunicado para reativação de clientes e envio de agradecimentos, entre vários outros.
Independentemente da estratégia utilizada, prestar atenção às necessidades de clientes cada vez mais exigentes e dinâmicos na forma de se relacionar com você é fundamental para a gerência de qualquer negócio. Oferecer a eles um atendimento de baixo nível é perder oportunidades para concorrentes que atendem com mais qualidade que você. Use bem o email marketing e ganhe mais sucesso e visibilidade em suas ações.
autor: Ricardo Ramos
fonte: Empreendedor